quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Birdman e Kryptonite: O filme a partir do clipe?

"- E você, conseguiu o que queria desta vida, mesmo assim?

- Eu consegui.
- E o que você queria?
- A tranquilidade de um amor, para me sentir amado nesta vida."
(Raymond Carver, Late Fragment)


   Amado por uns e odiado por outros, o filme "Birdman", também chamado de "A Inesperada Virtude da Ignorância", foi dirigido por Alejandro González Iñárritu e co-escrito por ele, Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris e Armando Bo. Aliás, em 22 de fevereiro de 2015, os quatro subiram ao palco do Teatro Dolby para o recebimento da estatueta dourada pelo Oscar de Melhor Roteiro Original, ocasião na qual o argentino Nicolás Giacobone dedicou o prêmio à sua esposa Mariana, que é travesti e faz questão de assim ser chamada.
   Enfim, o filme "comédia de uma tomada só" com o melhor roteiro original basicamente conta a história de Riggan Thomson (interpretado por Michael Keaton), um astro de cinema que atualmente se encontra decadente e tentando recuperar parte do seu antigo prestígio por meio de uma peça na Broadway, sendo que ele acaba tendo brigas e mais brigas com os outros atores e ficando desligado da sociedade.
   Acontece que o roteiro "ator decadente que interpretava um super-herói e perde o contato com a realidade" é original em longa metragens, mas nem tanto assim em curta metragens, claro, desde que se considere videoclipes como curta metragens, algo que eu faço [1]. No caso, estou me referindo especificamente ao videoclipe da música "Kryptonite", da banda estadunidense 3 Doors Down (Three Doors Down ou 3DD), inicialmente composta por Brad Arnold, Todd Harell e Matt Roberts e atualmente (se a fonte não estiver desatualizada) por Brad Arnold, Greg Upchurch, Chet Roberts e Justin Biltonen.



A máscara do super-herói de Kryptonite lembra um pouco a do Batman,
herói da DC que teve uma série entre 1966 e 1968 e que foi interpretado nos cinemas em 1989
e 1992 por Michael Keaton, ator escalado para interpretar Riggan Thomson e Birdman.



Semelhanças e aproximações.





   No videoclipe (acima), não apenas é possível perceber o mesmo roteiro básico existente em "Birdman", como também algumas semelhanças e aproximações, a saber:



1 - A Cueca branca e as lembranças do passado de glórias



Capaz até de ser a mesma cueca...

   No começo do videoclipe, o protagonista, vestido apenas com uma cueca branca, encontra-se sozinho no interior de um quarto onde há objetos que remetem ao passado dele como intérprete de um super-herói, no caso: uma televisão que exibe cenas em preto e branco de um filme (ou talvez uma telessérie) desse super-herói; um porta-retratos com a tela quebrada; e uma fotografia inclinada em outro porta-retratos, aparentemente intacto.



O herói na televisão, na fotografia inclinada e no porta-retratos quebrado.

   Note que, no começo do filme "Birdman", o protagonista encontra-se sozinho no seu quarto-camarim, também usando uma cueca branca e tendo ao seu redor um objeto específico que remete ao seu passado glorioso como intérprete de um super-herói em produções cinematográficas, no caso, o cartaz do filme "Birdman 3", o qual aparece em inteiro e pendurado na parede, depois sendo removido, para reaparecer inclinado e escondido atrás do sofá e, finalmente, quebrado, posteriormente sendo jogado fora.



O cartaz: pendurado; inclinado atrás do sofá; e, por fim, quebrado.

2 - O Homem-Pássaro e o homem com o pássaro.

   Ainda no começo do videoclipe, o protagonista segura uma pomba (a ave) até o momento em que se dirige à janela, pela qual a solta.


Foi a melhor captura da cena que eu consegui.

   Algo semelhante ocorre no filme, mas no final, quando Riggan Thomson, depois de tirar a "máscara" da cirurgia, ver como o seu nariz ficou e despedir-se do Birdman (que está no vaso sanitário), observa vários pássaros voando e decide sair pela janela do hospital. O que acontece depois  fica incerto, mas sou adepto da ideia de que ele realmente pode ter voado, principalmente porque a filha dele, ao procurá-lo e dirigir-se à janela aberta, não olha para baixo com uma expressão de quem viu o seu pai morto, mas sim para cima e com uma expressão de admiração, surpresa ou algo assim:



Ela olha para cima, então, a não ser que Reegan tenha subido num prédio ou algo assim, ele voou.

   Enfim, no outro texto que fiz sobre Birdman, "A (não) existência de Birdman: Um final confuso ou uma proposta incompreendida?", eu também falo sobre essa possibilidade. Aliás, um dos motivos que me levam a crer nisso também poderia ser aplicado ao videoclipe e é o próximo item.




3 - Indicativos de que se está na Matrix.

   Outra coisa que o videoclipe e o filme possuem em comum é a forte presença da cor verde no fundo (no cenário, iluminação, roupas, etc.), sendo que o filme também possui muito azul e isso, como eu também falei no outro texto, anteriormente mencionado, foi uma coisa utilizada na Trilogia Matrix, onde a predominância da cor verde é própria do mundo virtual (a Matrix), enquanto a da cor azul o seria do mundo real.


O filme possui uma predominância das cores verde e azul,
a não ser em cenas como essa (aliás, nessa, a cor vermelha tem utilização simbólica)

embora o verde ainda marque presença ao fundo ou em detalhes.

   Entretanto, diferentemente do filme, onde o porquê desse jogo de cores não fica claro (eu gosto de pensar que seja sim uma intertextualidade com o Universo Matrix, até porque, assim, dá para justificar o final dele), no videoclipe, a predominância da cor verde se dá simplesmente porque é essa a cor da kriptonita (kryptonite, em inglês), o minério fictício do Universo DC que é capaz de privar o Superman dos seus poderes.


4 - Andando pela rua.

   Outro ponto de aproximação entre as duas produções é o momento em que o protagonista anda pelas ruas. Em "Birdman", há pelo menos três momentos assim: num deles, Riggan caminha junto do exibicionista Mike Shiner até uma espécie de bar, onde a crítica literária Tabitha se encontra e Riggan é reconhecido por uma mulher como sendo o intérprete de Birdman; o outro é também o primeiro momento em que Birdman aparece junto de Riggan, sendo que ele, inclusive, chega a enfrentar uma espécie de gigantesco pássaro metálico atirador de bolas de fogo; por fim, o terceiro momento é aquele no qual Riggan se vê obrigado a andar apenas de meias pretas e cueca branca até a entrada principal do teatro, sendo reconhecido e até mesmo hostilizado (pode-se ouvir um homem gritando repetidamente "Birdman, você é péssimo!").
   E quanto a Kryptonite? Só há uma cena de saída à rua, mas ela comporta todos esses elementos presentes no filme: o idoso, vestido de super-herói, sai em perseguição a um homem que arrasta consigo uma mulher loira (que pode ter um paralelo traçado tanto com Riggan e sua filha, "arrastada" por ele para algo que não interessa para ela, quanto com Lesley e Mike Shiner, que tenta até forçar uma transa com ela em pleno palco, durante a pré-estréia da peça)...



O cara (um cafetão?) e a loira.

À esquerda, o super-herói de Kryptonite. À direita, Birdman e Riggan.

   Durante o caminho, ele acaba enfrentando uns góticos, cuja correspondência pode ser feita com a multidão no caminho do semi-nu Riggan...


O super-herói idoso contra os góticos, à esquerda.
Riggan enfrentando a multidão, à direita.

   Além disso, o velho também acaba se deparando com um sujeito que o importuna, por conta da roupa de super-herói, e eu faço a correspondência dele com o sujeito que fica gritando, enquanto Riggan segue semi-nu até a entrada principal do teatro, "Birdman, você é péssimo"!

O super-herói de Kryptonite sendo importunado na rua.

   Por fim, a perseguição empreendida pelo super-herói idoso o leva até um bar, no qual a 3 Doors Down está se apresentando e várias pessoas também estão vestidas como super-heróis e super-vilões. Aqui, imagino que a correspondência com "Birdman" seja bem perceptível, havendo os super-heróis Riggan e Mike e a super-vilã Tabitha.




5 - O bar.

   Tanto o videoclipe quanto o filme possuem um bar no qual ocorre uma parte da ação. Como foi dito no item anterior, há pessoas vestidas como super-heróis e super-vilões no bar em que a banda 3 Doors Down se apresenta, sendo possível traçar correspondência com Riggan, Mike e Tabitha, que participam das ações no bar.



O bar/saloon de Kryptonite.

   Aliás, é curioso que o bar do videoclipe seja o único lugar no qual a kriptonita apareça, sendo servida numa bandeja por uma garçonete idosa. E sendo a kriptonita um material que retira as forças do Superman, tornando possível a sua destruição, pode-se associar a isto a crítica que Tabitha poderá fazer sobre a peça e sobre Riggan, a qual poderia destruí-lo definitivamente como ator.



A crítica kriptonita servida de bandeja...



A letra da música e a mensagem do filme.

   Outro ponto de confluência, por assim dizer, entre o videoclipe e o filme diz respeito à letra da música e a uma das mensagens do filme. Segue a letra de Kryptonite:


I took a walk around the world to ease my troubled mind
I left my body lying somewhere in the sands of time
I watched the world float to the dark side of the moon
I feel there´s nothing I can do
Yeah...

I watched the world float to the dark side of the moon
After all, I knew it had to be something to do with you
I really don't mind what happens now and then,
as long as you'll be my friend at the end.

If I go crazy then will you still call me Superman?
If I'm alive and well, will you be there holding my hand?
I'll keep you by my side with my super human might...
Kryptonite

You call me strong, you call me weak but still your secrets
I will keep
You took forgranted all the times I never let you down
You stumbled in and bumped your head if not for me then you'd be dead
I picked you up and put you back on solid ground

If I go crazy then will you still call me Superman?
If I'm alive and well, will you be there holding my hand?
I'll keep you by my side with my super human might...
Kryptonite

If I go crazy then will you still call me Superman?
If I'm alive and well, will you be there holding my hand?
I'll keep you by my side with my super human might...
Kryptonite
Yeah

If I go crazy then will you still call me Superman?
If I'm alive and well, will you be there holding my hand?
I'll keep you by my side with my super human might...
Kryptonite

Kryptonite


   E a tradução (bateu aquela preguiça pra traduzir, então peguei uma tradução disponível aqui, qualquer coisa, depois ajeito):


Eu dei uma volta pelo mundo para acalmar minha mente problemática
Eu deixei meu corpo deitado em algum lugar nas areias do tempo
Eu vi o mundo flutuar para o lado escuro da lua
Eu sinto que não há nada que eu possa fazer
Sim...

Eu vi o mundo flutuar para o lado escuro da lua
Depois de tudo eu sabia que isso tinha algo a ver com você
Eu realmente não me importo com o que acontece de vez em quando
Contanto que você seja minha amiga no fim.

Se eu enlouquecer, você ainda irá me chamar de Super-homem?
Se estiver vivo e bem, você estará lá segurando a minha mão?
Eu a manterei ao meu lado com meu poder sobre-humano
Kryptonita

Você me chamou de forte, você me chamou de fraco, mas, ainda assim, seus segredos,
Eu manterei
Você confiou todas as vezes eu nunca desapontei você
Você tropeçou e bateu sua cabeça, se não fosse eu você estaria morta
Eu te peguei e coloquei de volta ao chão firme.

Se eu enlouquecer, você ainda irá me chamar de Super-homem?
Se estiver vivo e bem, você estará lá segurando a minha mão?
Eu a manterei ao meu lado com meu poder sobre-humano
Kryptonita

Se eu enlouquecer, você ainda irá me chamar de Super-homem?
Se estiver vivo e bem, você estará lá segurando a minha mão?
Eu a manterei ao meu lado com meu poder sobre-humano
Kryptonita
Sim

Se eu enlouquecer, você ainda irá me chamar de Super-homem?
Se estiver vivo e bem, você estará lá segurando a minha mão?
Eu a manterei ao meu lado com meu poder sobre-humano
Kryptonita
Kryptonita


   Enfim, a música aborda pelo menos duas coisas além do elemento "super-herói" que também estão presentes no filme, no caso: a loucura e o amor. Aliás, essas duas coisas podem ser vistas de mãos dadas no conto What We Talk About When We Talk About Love? ("O que falamos quando falamos de amor?", 1981), do escritor estadunidense Raymond Carver (nascido em Clatskanie, Oregon, em 1938 e morto em 1988), o mesmo que Riggan Thomson adapta para o teatro, sendo essa a peça ensaiada, pré-estreada e estreada no filme.



Leitor, Raymond Carver.
Raymond Carver, leitor.

   Curiosamente, o título original do conto em questão, escolhido pelo próprio Carver, é "Iniciantes", porque em matéria de amor todos somos iniciantes, sendo que o filme apresenta ao menos duas situações de iniciação, com a personagem Riggan: a iniciação ou o reiniciar no teatro e o começo de uma vida virtual após mais uma tentativa de suicídio (a segunda). Aliás, Riggan pode ser visto como um eterno iniciante por conta dessas tentativas de suicídio, sendo que todas estão relacionadas à loucura e ao amor.
   A primeira tentativa se deu quando ele ainda era casado com a mãe de Sam, após um discussão na qual ele chegou a atirar uma faca contra ela, depois declarando seu amor. Ele só não se matando afogado por causa das águas-vivas (aliás, são águas-vivas que aparecem mortas na praia na cena depois do tiro no palco). A segunda tentativa, foi a do tiro na estréia da peça, sendo que pode ser feita uma interpretação disto como, também, um ato de amor à atuação. Por fim, a terceira tentativa é quando ele aparentemente salta da janela do hospital, só não morrendo, penso eu, porque consegue voar.
   E por falar em se jogar, o velhinho, que no começo do videoclipe parece visivelmente perturbado, salva a loira se jogando através da claraboia do bar.



E o super-herói surge, quase como um Deus Ex-Machina.



Concluindo

   É realmente incrível perceber a quantidade de semelhanças e aproximações entre o roteiro do videoclipe e o do filme, principalmente se considerarmos que o videoclipe é muito anterior ao filme, datando do ano 2000, o que leva a pensar se não houve sequer uma inspiraçãozinha aí, por mais inconsciente que tenha sido, afinal de contas, Kryptonite foi e continua sendo a música de maior sucesso da banda 3 Doors Down.


"Ei, gostei do texto! Agora vou lá no Facebook curtir a página do blog!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela leitura e pelo comentário. Assine o blog, siga-o e mantenha-se informado sobre novos textos. Até.