quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Dia do Artista de Teatro & Dia Mundial da Fotografia

   Há muito, muito tempo, numa galáxia muito, muito distante... Star Wars! Brincadeiras a parte, há muito tempo, durante a chamada antiguidade e mais especificamente lá pelo século VI a.C., os gregos, então aqueus ou helenos  (visto que "grego" foi denominação dada pelos romanos a partir do contato com certa tribo helênica estabelecida no sul da Península Italiana), passaram a fazer espetáculos, sendo pioneiros no ocidente [1].

   Inevitavelmente, os antigos gregos construíram locais especificamente para se ver tais espetáculos, resolvendo denominar esses espaços a partir da junção do verbo theasthai (olhar) com o sufixo denotativo de lugar -tron. Assim nasceu a palavra theatron, que entrou no Latim como theatrum e deu o nosso "teatro".



Teatro grego. Imagem extraída de "Nos Bastidores do Teatro Grego".

   Entretanto, não satisfeitos, os pioneiros ocidentais da arte teatral decidiram que esse negócio de se construir theatron com assentos apenas no lado voltado para o palco era muito "sei-lá" e passaram a construir um tal de "local de espetáculo duplo", cujos assentos ficavam dispostos de ambos os lados do palco. Assim nasceu a palavra amphiteatron, a partir da junção de theatron com amphí- (dos dois lados), que entrou no latim como amphiteatrum e hoje, em bom português, é o nosso "anfiteatro".



Teatro e anfiteatro romanos. Fonte: Postais Anfiteatro Romano.

   Mas, voltando ao teatro, o sentido das palavras não é estático (ao menos para a esmagadora maioria delas) e, de "prédio onde são realizados espetáculos", o termo também passou a significar (não encontrei o "quando" dessa passagem) "o ofício; a arte teatral; o conjunto de obras dramáticas de um autor, país ou época; local em que acontece algo notável, palco; fingimento, hipocrisia", na Língua Portuguesa.
   Na Língua Inglesa, por outro lado, o cognato theater (EUA) ou theatre (Reino Unido, por influência francesa no século XVII) passou de "lugar ao ar livre, nos tempos antigos, para ver espetáculos e peças de teatro", no século XIV, para "prédio onde peças são exibidas" nos anos 1570, ganhando o sentido genérico de "lugar onde algo acontece" no período de 1580 (sendo que, dentro desse caso, o uso específico como "espaço onde a guerra está sendo travada" data de 1914) e tendo o sentido estendido a "peça, escrito, produção, processo de produção teatral" por volta de 1660.
   Acontece que, diferentemente do que alguém possa pensar, o teatro não é feito apenas por atores e diretores, também contando com outros profissionais que são homenageados juntamente com aqueles no dia 19 de agosto, o Dia do Artista de Teatro, data surgida a partir do Decreto de Lei N 6533, de 4 de maio de 1978, publicado somente em 19 de agosto do mesmo ano.
   E dentre esses outros profissionais estão, por exemplo, o sonoplasta, o responsável pela iluminação e o figurinista, os quais também marcam presença juntamente aos atores e diretores no cinema. Cinema que se diz theater em inglês e é conjuntamente derivado do teatro e da fotografia, a qual é, coincidentemente (sim, devido ao atraso na publicação do supracitado decreto), comemorada a nível mundial também no dia 19 de agosto, Dia Mundial da Fotografia.
   Por que essa data para celebrar a fotografia? Porque foi nela, em 1839 [2], que a Academia Francesa de Ciências anunciou a invenção do daguerreótipo, aparelho desenvolvido dois anos antes por Louis-Jacques Mandé Daguerre (1787-1851), a partir dos estudos realizados por Joséph Niépce, que anos antes criara a héliographie.
   Aliás, o desenvolvimento do teatro e da fotografia no Brasil estão relacionados com a família real, isso porque, embora o teatro viesse sendo praticado desde o período colonial, tendo temas religiosos e claramente objetivando a catequese dos indígenas, foi somente depois de 1808, com a vinda família real para o Brasil, que os primeiros teatros surgiram por aqui.



 Cartão telefônico emitido pela Telebrás com o retrato de D. Pedro II (quadro do Museu Imperial de Petrópolis, Rio de Janeiro). Fonte: Girafamania.

   Quanto à fotografia, após a daguerreotipia ser trazida por Louis Compte ao Brasil, no ano de 1840, Dom Pedro II (então com 14 anos de idade) adquiriu um aparelho, tornou-se o primeiro fotógrafo brasileiro com menos de 15 anos de idade (o primeiro fotógrafo em si teria sido Antoine Hercules Romuald Florence) e, posteriormente, promoveu a arte fotográfica, difundindo-a por todo o país, sendo que o seu tataraneto, Dom João de Orleans e Bragança, ou Dom Joãzinho, é uma engajadíssimo fotógrafo com trabalho de resgate histórico e interesse ambientalista.


Ainda não? Curte lá: https://www.facebook.com/blogdoleno





NOTAS

[1] Embora a Grécia Antiga seja frequentemente vista como o berço do teatro, o correto é dizer que ela é o berço do teatro ocidental, pois outros povos também desenvolveram suas próprias artes teatrais. Como exemplos, no Oriente, tem-se o teatro japonês (com a dança kagura, as peças de máscara gigaku e bugaku, as peças nô, as farsas kyogen, o kabuki, o shimpa, o shingeki e o teatro de bonecos de Osaka, bunraku) e o natyashastra, o teatro indiano (estilos koodiyattan, therokotu e kathakali).

[2] No mesmo ano, William Fox Talbot inventou outro sistema de captura de imagens, o calótipo, motivo pelo qual 1839 é considerado o Ano da Invenção da Fotografia.





REFERÊNCIAS

GIRAFAMANIA. Início da fotografia no Brasil. Última atualização: 09 Set 2014. Disponível em: <http://www.girafamania.com.br/montagem/fotografia-brasil.html>. Acesso em: 19 Ago 2015.

HARPER, Douglas. Amphitheater. In:___. Online Etymology Dictionary. 2001-2015. Disponível em: <http://www.etymonline.com/index.php?term=amphitheater&allowed_in_frame=0>. Acesso em: 19 Ago 2015.

HARPER, Douglas. Theather. In:___. Online Etymology Dictionary. 2001-2015. Disponível em: <http://www.etymonline.com/index.php?term=theater&allowed_in_frame=0>. Acesso em: 19 Ago 2015.

NEXTPHOTO. História da fotografia no Brasil / Florence / Dom Pedro II. Disponível em: <http://nextphoto.com.br/foto/historia-da-fotografia-no-brasil-florence-dom-pedro-ii/>. Acesso em: 19 Ago 2015.

PIMENTEL, Lais Mendes. Real e especial: Princesa Maria Christina. 25 Ago 2003. Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/noticias/story/2003/08/000000_orelansdownlmp.shtml>. Acesso em: 19 Ago 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela leitura e pelo comentário. Assine o blog, siga-o e mantenha-se informado sobre novos textos. Até.