sábado, 29 de agosto de 2015

Além do meme: Golpe Comunista e Golpe Militar

  
Foto de Real Nerd.
Será coincidência que a representação do g.c. esteja à esquerda de quem vê e a do
g.m. se encontre à direita? Eu acho que não, devem ser coisa dos illuminati (risos).

   O engraçadíssimo meme acima nos apresenta o que seria duas coisas sobre as quais muito tem se falado desde o ano passado, isto é, um "golpe comunista" e um "golpe militar", sendo que o humor se vale da polissemia do substantivo "golpe" [1] mesclada à referência a duas personagens da série de jogos eletrônicos Street Fight, Zangief [2] e William F. Guile [3], as quais respectivamente representam, dentro do universo do jogo, a Extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas - Ex-URSS e os Estados Unidos da América - EUA.

   Sendo o chamado comunismo [4] relacionado à esquerda política e o militarismo ou qualquer coisa que diga respeito ao termo "militar" (muito embora o termo "militante" pareça se fazer mais presente na esquerda), à direita política, o que um hipotético representante da direita diria sobre a imagem que simboliza o "golpe comunista" e um da esquerda falaria da representação do "golpe militar"?



Análise do "golpe comunista" pela ótica "direitista"

   Dado o movimento feito de cima para baixo e a posição do oponente, a representação do golpe comunista demonstra como o mesmo proporciona a decadência, em três níveis: o moral, o econômico e o político. No caso da decadência moral, ela se dá porque o indivíduo agarrado pela personagem representante do comunismo está de ponta-cabeça, isso indicando que foi feita uma grande reviravolta moral ou inversão de valores na sociedade do país representado pela vítima, a qual se encontra, inclusive, meio apagada na imagem, dando a entender que o país em questão sofreu uma perda de identidade, de valores.



O Screw Piledriver ou Spinning Piledriver.

   A decadência econômica, por sua vez, se encontra representada no fato de que a posição do personagem agarrado permite a queda de qualquer coisa que esteja nos bolsos dele, como chaves, carteira, dinheiro, celular, etc.
   Por fim, a decadência política é representada pela face da personagem vitimada, pois a mesma se encontra de encontro aos colhões de Zangief e, sendo o falo um imemorial símbolo de poder e autoridade, é mais do que óbvio o significado disto: a instauração de uma ditadura tal como foi visto na Ex-URSS e ainda se vê, por exemplo, na Ilha del Castro, digo, em Cuba e na Coréia da Morte do Norte.



Zangief parece não ter gostado nem um pouco disso!



Análise do "golpe militar" pela ótica "esquerdista"

   A análise da representação do golpe militar é simples e direta. Como o executor dele, Guile, faz um giro para trás, isso representa o retrocesso do ato, enquanto que o fato de esse giro ser majoritariamente feito pela parte inferior do corpo (da cintura para baixo) significa que um Golpe Militar é coisa digna de acéfalos, um ato impulsivo, nada racional.
   Mas não acaba por aí, a perna à frente do ato, nessa imagem, é a direita, enquanto a perna esquerda é passada para trás, numa clara representação da direita política como engendradora de qualquer Golpe Militar, a esquerda política nada tendo a ver com qualquer coisa do tipo.



Os EUA, representados por Guile, tentando derrubar o governo petista (Blanka)
por meio do golpe Flash Kick.

   Por fim, a naturalidade do executor é um claro indicativo que os EUA estavam, estão e estarão por trás de todo e qualquer golpe militar que venha a ser executado em países de terceiro mundo, tal como aconteceu na América do Sul durante a Guerra Fria - Note que a bandeira estadunidense se encontra no braço direito do soldado.



"Deixa só eu acabar de me pentear que vou
terminar de derrubar o governo petista!" - disse o Guile.





NOTAS

[1] Golpe s.m 1. movimento forte, rápido, inesperado; 2. choque, pancada (mostrou marcas dos g. no seu corpo); 3. por extensão, ferimento com corte; 4 fig. manobra desleal; estratagema - golpe de estado loc.substant. tomada do poder pela força ~ golpeamento s.m. (HOUAISS, 2010).

[2] Segundo Campbell, o nome Zangief é um anglicismo da forma russa do nome ossétio Zændžiaty, por sua vez, derivado da palavra persa zangi ("de pele escura" ou "negro"), tendo se tornado popular por causa do lutador russo de Street Fighter, que teve o nome baseado no lutador soviético de wrestling Victor Zangiev.

[3] Segundo Campbell, o nome William vem do nome germânico Willahelm, composto por wil (desejo, vontade) e helm (elmo, proteção). Harper, por sua vez, fala que o Germânico Wilhelm, e o Antigo Alto Alemão Willahelm são cognatos do Francês Guillaume, todos oriundos de fonte germânica, de willio (vontade, desejo) e helma (elmo), sendo que seria do Antigo Francês do Norte Willaume que William derivaria. Quanto ao sobrenome Guile, Campbell não o apresenta, Harper no máximo informando que há uma palavra na Língua Inglesa, guile, datada aproximadamente da metade do século XII e que viria do Antigo Francês guile (engano, astúcia, fraude, ardil, artifício), provavelmente a partir do Frâncico *wigila (truque, artimanha) ou de uma fonte germânica relacionada.

[4] Esse termo frequentemente é utilizado de forma a abranger, apropriadamente ou não, muitos outros, tais como marxismo, trotskismoleninismoprogressismo, esquerda política, esquerdismo, bolivarianismo - com ressalvas, morenismo e socialismo.






REFERÊNCIAS

CAMPBELL, Mike. William. In:___. Behind the Name. 1996-2015. Disponível em: <http://www.streetfighter.com.br/conteudo/detalhe/18/guile>. Acesso em: 29 Ago 2015.

CAMPBELL, Mike. Zangief. In:___. Behind the Name. 1996-2015. Disponível em: <http://www.behindthename.com/name/zangief/submitted>. Acesso em: 29 Ago 2015.

HARPER, Douglas. Guile. In:___. Online Etymology Dictionary. 2001-2015. Disponível em: <http://www.etymonline.com/index.php?term=guile&allowed_in_frame=0>. Acesso em: 29 Ago 2015.

HARPER, Douglas. William. In:___. Online Etymology Dictionary. 2001-2015. Disponível em: <http://www.etymonline.com/index.php?term=William&allowed_in_frame=0>. Acesso em: 29 Ago 2015.

HOUAISS, Antônio. Minidicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010. 1024p.

VJ. Curiosidades - Em quem os personagens de Street Fighter se baseiam? Publicado em: 14 Out 2011. Disponível em: <http://sgamersvj.blogspot.com.br/2011/10/curiosidades-em-quem-os-personagens-de.html>. Acesso em: 29 Ago 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela leitura e pelo comentário. Assine o blog, siga-o e mantenha-se informado sobre novos textos. Até.