sexta-feira, 5 de junho de 2015

Cascão dorme de meias

     Uma coisa que parece sempre ter sido motivo de debates entre quem é fã da Turma da Mônica ou já se dedicou à leitura de tais quadrinhos é o motivo pelo qual os pés das personagens são retratados de diferentes maneiras, algumas possuindo pés cheios de dedos muito bem delineados (ex.: Chico Bento), enquanto outros possuem pés desprovidos de qualquer dedo (ex.: Mônica) e muitos portam calçados que não deixam os pés à mostra para sabermos como são.

     Esse assunto é tão debatido que pode ser facilmente encontrado numa pesquisa pelo Google, mas, para facilitar, indico os textos "Por que só o Cebolinha usa sapato e só o Chico Bento tem dedos no pé?" e "Por que a Mônica não tem sapatos?", bem como o vídeo "TSTM Responde #1: Por que alguns personagens possuem dedos nos pés e sapatos e outros não?". Só que este texto aqui não é para debater esse motivo ou qualquer outro teorizado, mas sim para compartilhar uma reflexão sobre como é fácil elaborar toda uma teoria em torno de uma personagem ou uma franquia para acusá-la de tentar influenciar a sociedade por meio de mensagens subliminares.
     No caso, aqui veremos a personagem Cascão enquanto relacionada ao sistema econômico ao qual usualmente nos referimos como "capitalismo" e a tudo o mais que é associado a ele. O ponto de partida para tal, entretanto, é um meme de uma página de uma historinha na qual a personagem participa e que tem circulado pelo Facebook nos últimos dias (não sei se já vinha circulando antes, mas só vi esses dias), sendo que o meme foi construído em cima de um scan que encontrei disponível no texto das Garotas Geek "Por que só o Cebolinha usa sapato e só o Chico Bento tem dedos no pé?"


QUEM DIRIA, HEIN?


     Então, segundo o site oficial da Turma da Mônica, a personagem conhecida como "Cascão" foi criada em 1961, informando que:


Cascão é um garotinho muito esperto que tem pavor de água e, por causa disso, nunca tomou banho. É o amigo inseparável do Cebolinha, com quem vive aprontando muitas confusões e planos infalíveis para derrotar a Mônica - geralmente é ele quem estraga todos. Além disso, adora inventar seus próprios brinquedos usando todo tipo de sucata e muita imaginação.
Seu bichinho de estimação é um pouco diferente dos outros: um porquinho, chamado Chovinista. Por que será, hein?


     A Wikia da Turma da Mônica dá várias outras informações (sem dar maiores detalhes de onde - em quais revistas e histórias - as mesmas podem ser encontradas), como: o nome completo do Cascão, "Cássio Marques de Araújo"; é louco por futebol e torcedor do Corinthians, embora já tenha sido retratado como torcedor do Santos e do Palmeiras; é fã de ficção científica, quadrinhos e figuras como Capitão Pitoco, Darti Vesgo e Ursinho Bilu (embora esconda de todos o gosto por esse último); aparentemente é um acumulador, visto que coleciona coisas e tralhas.
     Só a partir dessas informações iniciais já é possível traçar uma relação entre a personagem e o "capitalismo" (bem como a tudo o que é "tradicionalmente" relacionada a essa sociedade, como o machismo, o patriarcalismo, o nacionalismo e a homofobia), partindo daquilo que o fragmento de historinha diz, que Cascão possui dedos no pé e que usa meia o tempo todo. Por que partir disso? Porque, se ele usa meias o tempo todo, então isso também significa que ele dorme de meias, e dormir de meias é uma prática considerada como frescura própria da burguesia (aposto que certa música nacional veio à mente agora...).
     Então, Cascão é um burguês ou alguém de hábitos burgueses apenas por esse detalhe? Na verdade, esse detalhe acaba sendo reforçado pelas outras informações, visto que gostar de ficção científica, quadrinhos e figuras da cultura pop faz dele um "nerd", indivíduo que, via de regra, é considerado como sendo "reacionário" e, portanto, "capitalista/consumista" (afinal de contas, o reacionário seria quem reage aos chamados "progressivistas", que é só mais um nome para os que são de esquerda, uma vez que praticamente todos os outros termos parecem ter adquirido uma alta carga de pejora).
     Além disso, o fato de ele esconder o seu gosto pelo Ursinho Bilu faria dele um indivíduo machista e, em certa medida, homofóbico, já que um menino gostando de uma coisa associada às meninas não iria pegar bem. Mas não é só isso que o tornaria machista. Vejam bem, ele é louco por futebol, esporte que vem sendo cada vez mais apontado como extremamente machista - tanto que dizer que você não gosta de futebol em certos círculos sociais é perfeito para ganhar pontos de status e aceitação no grupo.



Cascao san


     Aliás, o Cascão é oficialmente torcedor do Corinthians, time que remonta as suas origens ao time inglês Corinthian Football Club, atualmente Corinthian-Casuals Football Club, e não foi na Inglaterra onde aconteceu a famigerada Revolução Industrial? Sem contar que a mania da personagem de colecionar coisas e tralhas pode ser associada ao "acúmulo de capital" ou "acúmulo de riquezas" tipicamente relacionado ao capitalismo, bem como sua inventividade que permite transformar sucata em brinquedos pode ser relacionada à indústria e mesmo ao constante "reciclar" do sistema econômico em questão.
     Como se não bastasse, outras informações corroboram ainda mais essas coisas, como a namorada. Chamada de Maria Cascuda porque namora o Cascão, Maria Gabriela da Silva inicialmente fazia parte de uma família rica no Bairro do Limoeiro. Nisto aqui se pode ver novamente a burguesia e o capitalismo, de maneira escancarada, e ela é loira. Aliás, em algumas estorinhas nas quais Cascão tomou banho (sim, ele já fez isso várias vezes), o seu cabelo foi mostrado como sendo, na verdade, loiro. Ou seja, não bastasse o pertencimento à burguesia, ainda são pertencentes à minoria detentora de todos os poderes, os brancos.
     A relação de Cascão com sua namorada também não poderia deixar de ter uma dose de machismo, visto que ela, que gosta de se sujar, mas toma banho depois, às vezes fica suja somente para agradar o namorado.
     Quanto ao simbolismo, o animal de estimação do Cascão não fica atrás, pois é um porco, animal associado aos capitalistas (e ao Palmeiras, time pelo qual Cascão já torceu e que foi fundado por imigrantes italianos, podendo-se fazer aí uma associação com o fascismo, nascido na Itália e que é frequentemente relacionado à direita, aos burgueses e ao capital), tanto que figura no xingamento "porco capitalista". Mas não é qualquer porco, é um porco chamado Chovinista, nome que aparentemente teria alguma relação com "chover", mas que é uma palavra designativa de um "nacionalismo exacerbado, exagerado", sendo oriunda do francês chauvinist, de chauvinisme, a partir do nome do soldado francês Nicolas Chauvin. O termo, entretanto, acabou sendo deturpado para significar o mesmo que "machista" ou "excessivamente machista", utilização essa que é até bem comum e que pode ser vista aqui.



Cas~cao


     Outras provas: o pai do Cascão, Seu Antenor Araújo, é contador, uma profissão relacionada ao capital e igualmente louco por futebol; Dona Lurdinha, a mãe do Cascão, é chamada de Dona Norma (oras, precisa dizer mais?) e torce para o Palmeiras (já falei da relação que se pode fazer); O Capitão Feio, que já foi dito ser o tio do Cascão, é o autoproclamado ser mais sujo do mundo, Cascão nutrindo um misto de admiração e repulsa por ele, que pode ser visto como uma representação do lado destrutivo e poluidor do capitalismo; o primo de Cascão e que também é o seu contrário, tendo mania de limpeza, é Alvinho, que mora em Higienópolis e pode ser visto como a personificação do lado higienista/eugênico da sociedade capitalista-machista-racista-homofóbica; a Tia Tânia, que é a tia mais nova do Cascão, com apenas 8 anos (mesma idade dele), pode ser vista como a representação da hierarquia típica dessa sociedade, visto que ela acha que manda nele; o Tio Gerson, por sua vez, representa a mania que o capitalismo tem de empurrar para as pessoas coisas das quais elas não necessitam, pois ele sempre dá presentes indesejáveis para o sobrinho; quanto às moscas de estimação do Cascão, tudo o que me vem à mente é "O Príncipe das Moscas".
     Por fim, todos os vilões da Turma da Mônica parecem ter como alvo principal o Cascão, a maioria querendo deixá-lo limpo. E o que isso significa? Oras, se o Cascão e tudo o mais que o cerca simboliza a sociedade capitalista-machista-racista-homofóbica, aqueles que a ele se opõem irão representar... Tã-tã-tã-nã! Exatamente, o comunismo, os marxismos, o esquerdismo, o socialismo, o progressivismo ou seja lá como você prefira chamar. Assim, a mensagem subliminar transmitida pela personagem Cascão e suas historinhas é que a sociedade capitalista é suja e deve ser limpa, bem como que as ideologias que se opõem a ela são limpas e, portanto, mas agradáveis e melhores, devendo se estender ao mundo todo (Doutor Olimpo, por exemplo, quer limpar o mundo todo).



Doutor Olimpo
Doutor Olimpo e seu ajudante, Sapóleo



P.S.: Viram como é fácil ver pelo em ovo? Esse texto não é para ser levado à sério, tomado como verdade ou sei lá o quê, não acredito na mensagem subliminar que demonstrei "existir" e espero que ninguém acredite que ela seja verídica, e mesmo que fosse, não teria o poder de influência que muitos atribuiriam. Sugiro a leitura do texto A Teoria Hipodérmica da Mídia, de Gian Danton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela leitura e pelo comentário. Assine o blog, siga-o e mantenha-se informado sobre novos textos. Até.