sábado, 12 de setembro de 2015

Encontro Anual do Instituto Memorial do Amapá



   "Fundado em 15 de maio de 2015, o Instituto Memorial do Amapá é uma associação que busca o debate para a preservação da história do Amapá" (ALVES, 2015), história essa que se vê ameaçada pela incompetência de muitas das autoridades responsáveis, as quais, ao invés de procurarem resgatar e preservar nossa história, mostram-se muito empenhadas em apagá-la mediante a mudança de nomes, como o da "avenida Nações Unidas", cujo nome foi alterado para "avenida Vereador José Tupinambá" [1], praças (ex.: a conhecida "Praça Isaac Zagury", renomeada "Praça do Coco"), escolas (ex.: o "Ginásio de Macapá - GM", alterado para "Escola Estadual Antonio Cordeiro Pontes" no ano de 2007, por obra do então Deputado Jorge Salomão) ou mesmo o Teatro das Bacabeiras, que sofreu uma tentativa de mudança de nome este ano.
   E como parte do Encontro Anual da associação, nos dias 12 e 13 de setembro, uma série de eventos está sendo realizada, sendo que o primeiro foi a missa na Igreja Matriz São José (as 07h00) e um abraço simbólico na igreja (10h00), seguida pela inauguração da Placa de Resgate Histórico da "Praça Isaac Zagury", evento que contou com a presença do Prefeito Clécio [2], Deputado Milhomem e Joel Banha, além de Jarbas Gato (o idealizador da praça em questão). Veja o vídeo feito a partir das fotos [3]:




   Ainda durante o dia de hoje (12/09), a programação segue na Sede da Domestilar da JK, com (texto da programação extraído do Grupo do IMA no Facebook):


18h00 - Instalação da Academia dos Notáveis Edificadores do Amapá: posse dos Acadêmicos Notáveis e nomeação dos patronos e patronesses. Entrega das medalhas de Acadêmico Notável. Atração: Grupo de Marabaixo do Laguinho.



Divulgação: Walter Jr. Carmo.


21h00 - Baile dos Notáveis. Atração: Banda Babilônia.

23h00 - I Baile do Memorial: Amapaenses, pioneiros e descendentes de pioneiros, de vários lugares do Brasil e do Mundo estarão presentes e juntos com os que moram aqui. Participarão de uma confraternização histórica e ao mesmo tempo reafirmarão o compromisso de todos com a preservação da nossa identidade cultural e histórica. Atração: Os Cometas.


Divulgação: Walter Jr. Carmo.


   Amanhã (13/09), Dia da Criação do Território do Amapá, a programação se dará no "Açude dos Trajano", localizado no final da Rua Santos Dumont, 332, bairro Santa Rita, contando com:

10h00 - Reunião Deliberativa do Memorial Amapá.

- Palestra: "Macapá entre a cidade moderna e a saudade do passado". Palestrante: Eloane Cantuária (Coordenadora do Grupo de Pesquisa Memórias Urbanas, do Curso de Arquitetura da UNIFAP; representante do Memorial Amapá no Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Amapá).
- Momento de perguntas e respostas sobre o tema.

- Palestra: "Políticas públicas e preservação do patrimônio cultural no Amapá". Palestrante: Juliana Morilhas Silvani (historiadora; superintendente do IPHAN no Amapá).
- Momento de perguntas e respostas sobre o tema.

- Debate sobre as ações do Memorial para alcançar seus objetivos.

- Palavra franqueada a todos os inscritos.

11h30 - I Quermesse do Memorial.



Divulgação: Walter Jr. Carmo.





NOTAS

[1] Consta-me que essa teria sido a única alteração de nome de avenida ou rua em Macapá, desconsiderando, claro, a rodovia que veio a se chamar "Duca Serra".

[2] Diferentemente de muitos políticos, o Prefeito em questão tem se esforçado para nomear espaços públicos de maneira a resgatar ou afirmar a identidade local, como é o caso do Conjunto Habitacional Mestre Oscar e suas ruas com nomes de músicas ou o Conjunto Habitacional Açucena (a ser inaugurado), cujo nome remete a um conhecido ladrão do marabaixo e cujas ruas deverão ter nomes associados ao marabaixo.

[3] Felizmente, aconteceu de minha mãe passar por lá, ficar e bater as fotos.






REFERÊNCIAS

ALVES, Jéssica. Evento vai reunir histórias de moradores pioneiros de Macapá. In: G1 - Amapá. Publicado em: 11 Set 2015. Disponível em: <http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2015/09/evento-vai-reunir-historias-de-moradores-pioneiros-de-macapa.html>. Acesso em: 12 Set 2015.

REDAÇÃO. Memorial Amapá resgata história e homenageia pioneiros. In: NAFES, Seles. Lembranças. Publicado em: 11 Set 2015. Disponível em: <http://selesnafes.com/2015/09/lembrancas-memorial-amapa-resgata-historia-e-homenageia-pioneiros/>. Acesso em: 12 Set 2015.

SALOMÃO, Jorge (Deputado). Lei nº 1116. In: Diário Oficial do Estado. n.4083. Publicado em: 03 Set 2009. Disponível: <http://www.al.ap.gov.br/ver_texto_lei.php?iddocumento=22915>. Acesso em: 12 Set 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela leitura e pelo comentário. Assine o blog, siga-o e mantenha-se informado sobre novos textos. Até.