sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Além do meme: Água sob a água

   Que desenhos, animados ou não, não precisam ter qualquer lógica que seja, todo mundo sabe e concorda, mas... E quando realmente existe lógica por trás da aparente falta de lógica de um desenho animado? Bob Esponja Calça-Quadrada é o que temos para este "Além do meme".


"Lógica foda (escrota, ruim)", "Foda-se a lógica", algo assim.

   Então, o meme em questão aborda a (falta de) lógica do desenho animado "Bob Esponja Calça-Quadrada" (SpogeBob SquarePants, no original), mais especificamente no que se refere à existência de um oceano dentro do oceano. Mas uma explicação muito boa poderia ser dada para isso.
   Lembram-se de anime "Cavaleiros do Zodíaco" e de sua "temporada" conhecida como "Saga de Poseidon"? Então, nessa saga, é explicado que os sete pilares protegidos pelos generais marinas de Poseidon, mais o pilar central, protegido pelo próprio Poseidon, sustentam as águas oceânicas acima dos domínios do Deus do Mar. Na prática, essa sustentação é que permitia que as personagens do anime respirassem ali onde estavam, já que existia uma espécie de bolsão de ar e não os vemos nadando, mas sim agindo como se estivessem em terra firme, na superfície.



O reino do deus Poseidon, em Cavaleiros do Zodíaco.

   Portanto, e considerando que o desenho protagonizado pelo Bob Esponja conta com a presença do deus Netuno [1], poderíamos considerar que a Fenda do Biquíni [2] e arredores seria uma espécie de bolsão com as propriedades da superfície. Poderíamos, caso uma série de coisas no desenho não deixasse bem claro que ele realmente se passa no fundo do mar, uma delas sendo a personagem Sandy, que precisa de uma casa e roupas especiais para conseguir sobreviver em tal ambiente.



Casa da Sandy & Junior.

   Mas há outra explicação, bem mais lógica e... Real. É conhecido que dois corpos d'água de densidades, composições e temperaturas diferentes não se misturam, a exemplo do que acontece com as águas dos rios Tapajós e Amazonas no famoso "Encontro das Águas".



A selfie de um boto cor-de-rosa no "Encontro das águas".
Ele bateu usando um pau-de-selfie subaquático, juro!

   A mistura de uma água ultrassalgada (a salmoura), que é mais densa que a água salgada normal, com Sulfeto de Hidrogênio (o "gás do ovo podre", altamente tóxico) gera um fluído ainda mais denso e que acaba por se depositar no fundo oceânico, formando os chamados rios submarinos [3], que apresentam comportamento semelhante ao dos rios convencionais.


















   Os lagos submersos, também chamados "lagos frios" [4] ou "lagos de salmoura", são semelhantes aos convencionais, apresentando areia e pedras no seu fundo, mas sendo tóxicos para a vida marinha em geral, muita embora possa abrigar vida extremófila, como bactérias.



"Lago submerso", "lago de salmoura" ou "brine pool"

   O nome do fenômeno que permite o surgimento desses rios e lagos submarinos é haloclina, nele, corpos d'água com diferentes graus de salinidade formam camadas em decorrência da variação de densidade [5]. Ok, não podemos dizer que exista um oceano sob o oceano tal como no desenho, mas que há certa lógica por trás disso, há - principalmente se considerarmos que o criador de Bob Esponja, Stephen Hillenburg é formado em ciências e biologia marinha e, bem, creio que não dê para você ser um bom biólogo marinho sem estudar acerca do habitat das formas de vida marinha, habitat esse que inclui coisas como rios e lagos submarinos.
   Por fim, embora o registro fotográfico (aparentemente) tenha se dado no Cenote Angelita, um poço natural na Península de Yucatán, no México, tal fenômeno ocorre por todo o globo, estando associado principalmente à atividade tectônica [6].





NOTAS

[1] Não deve ser confundido com o Rei Netuno, que aparece em "Bob Esponja - O Filme".

[2] A Fenda do Biquíni é uma cidade subaquática fictícia, onde se passa a estória do desenho, mas o Atol do Bikini realmente existe, ficando no Oceano Pacífico e, inclusive, a ilha foi utilizada para testes com bombas nucleares - o que explica muita coisa no desenho, ou melhor, a Teoria da Fenda do Bikini explica. 

[3] As fotos retratam o rio subaquático em Yucatán, todas sendo do fotógrafo Anatoly Beloshchin.

[4] Talvez por serem resultantes das chamadas "emanações frias".

[5] Matéria do Globo Repórter (vide "Referências") descreve o fenômeno como "o encontro da água doce com a água salgada".

[6] Fiquei um pouquinho arrependido de querer ir mais a fundo, pois o assunto é muito extenso e um tantinho complexo, eu não tendo encontrado material em Português com explicações não-técnicas. Por exemplo, existem diferentes e variados fluídos submarinos, dentre os quais são incluídas as fontes hidrotermais, ao redor das quais habitam certos mexilhões extremófilos. Assim, possivelmente serão feitas atualizações neste texto (quem for verdadeiramente entendido do assunto, sinta-se a vontade para fazer correções e acréscimos).






REFERÊNCIAS

BINDER, William. 22 fenômenos naturais que você não vai acreditar que realmente existem. Publicado em: 30 Mai 2014. Disponível em: <http://awebic.com/natureza/22-fenomenos-naturais-que-voce-nao-vai-acreditar-que-realmente-existem/>. Acesso em: 02 Out 2015.

CARNEY, Bob. Lakes within oceans. In: NOAA. Explorations: Gulf of Mexico 2002. Disponível em: <http://oceanexplorer.noaa.gov/explorations/02mexico/background/brinepool/brinepool.html>. Acesso em: 02 Out 2015.

EDER, Wolfgang; JAHNKE, Linda L.; SCHMIDT, Mark; HUBER, Robert. Microbial diversity of the brine-seawater interface of the Kebrit Deep, Red Sea, studied via 16S rRNA gene sequences and cultivation methods. Publicado em: Jul 2001. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC92984/>. Acesso em: 02 Out 2015.

FREITAG, Matheus. 5 coisas absurdas que podem ser encontradas no mar. Disponível em: <http://leisdemerf.blogspot.com.br/2011/12/5-coisas-absurdas-que-podem-ser.html>. Acesso em: 02 Out 2015.

GLOBO REPÓRTER. Abismo de água esconde árvores sob "nuvem" de ácido sulfídrico. Publicado em: 26 Ago 2011. Atualizado em: 29 Ago 2011. Disponível em: <http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2011/08/abismo-de-agua-esconde-arvores-sob-nuvem-de-acido-sulfidrico.html?menu=3a331256d856f9e>. Acesso em: 02 Out 2015.

PITADELA, Equipe. Um rio debaixo d'água? Publicado em: 02 Ago ????. Disponível em: <http://pitadela.com.br/blog/um-rio-debaixo-dagua/>. Acesso em: 02 Out 2015.

SILVA, Matheus. Cenote Angelita - Um rio que corre no fundo do mar. 30 Jul 2013. Disponível em: <http://www.osmarshmallow.com/2013/07/cenote-angelita-um-rio-que-corre-no.html>. Acesso em: 02 Out 2015.

VITÓRIA RÉGIA, ONG. Rios. Disponível em: <http://www.amazonialegal.com.br/textos/rios/>. Acesso em: 02 Out 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela leitura e pelo comentário. Assine o blog, siga-o e mantenha-se informado sobre novos textos. Até.