quinta-feira, 2 de julho de 2015

Pra quê tirar? Deixa lá, deixa rolar.

     Nesses tempos de tensão social e política, ter humor e jogo de cintura é algo fundamental. Infelizmente a Prefeitura Municipal de Macapá ou, ao menos, a sua página oficial no Facebook, foi na contramão disso. E isso pegou mal, ao menos EU vejo assim.

     Depois de publicada uma imagem de divulgação do Macapá Verão em que aparece a personagem Daenarys Targaryen, da telessérie "Game of Thrones" [1], a população macapaense no Facebook se dividiu entre os que gostaram da ideia, os que a odiaram, achando uma coisa ridícula, e os que ficaram completamente indiferentes, tratando-a apenas como mais uma imagem em meio ao imenso mar de memes, tirinhas, correntes de "só olha ou compartilha" e por aí vai.



A propaganda original.


     Naturalmente, a zoeira surge sabe-se lá de onde e se instaura, como uma força da natureza, quase como uma entidade, abarcando a tudo e a todos, os que gostaram, os que não gostaram e os que não estavam nem aí para a propaganda. Natural, normal, diversas outras páginas de caráter sério e certa responsabilidade passam por isso, mas a maioria simplesmente deixa a zoeira [2] rolar, sendo que alguns, quando possível, entram na brincadeira.



Exemplo de meme derivado da propaganda:
Neste caso, utilizaram a imagem da já folclórica Marinéia, a "Big Big".


Outro exemplo de meme derivado, utilizando Jean Claude Van Damme.


     A Prefeitura Municipal de Macapá ou sua página oficial no Facebook não tinha que tirar a propaganda do ar, deixasse ela lá, deixasse a zoeira rolar, afinal de contas, querendo ou não, acabou proporcionando entretenimento (risos) e divulgando o Macapá Verão, sendo que também não tinha nada que tentar se explicar, tentativa essa que poderia suscitar uma série de interpretações e associações erradas, visto que o texto apresentado na justificativa (também já excluída da página) trazia a palavra "sangue". Enfim, deixasse lá, deixasse rolar.



Explicação dada (e que chegou até mim pelo WhatsApp, não a vi na página da PMM).



Casa Targaryen de Porto Real.png
Brasão da Casa Targaryen, onde se lê o lema "Fogo e Sangue".





NOTAS

[1] Baseada, por sua vez, na série (ainda em andamento) de livros "A song of Ice and Fire" (Uma canção de gelo e fogo), de George R.R. Martin.

[2] Zoeira é diferente de ofensa e agressão gratuita e outras coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela leitura e pelo comentário. Assine o blog, siga-o e mantenha-se informado sobre novos textos. Até.