quinta-feira, 2 de julho de 2015

A real mensagem da propaganda do Macapá Verão 2015

Foto de Prefeitura de Macapá.


     Compartilhada na página oficial da Prefeitura de Macapá no Facebook, a imagem acima vem dando o que falar. Basicamente, se trata de uma tentativa de fazer como outras prefeituras brasileiras [1] que, nos últimos meses, fizeram uso de personagens pertencentes à cultura pop (ou nerd, se preferir) para divulgar alguma ação, campanha e afins. Só que, e se tiver uma mensagem além da simples divulgação do começo do verão e do Macapá Verão? Conspiremos irmão!!! Conspiremos!

     É notório que o grupo político designado como "Harmonia" (de cor azul, azul como a do céu na imagem) utilizou-se de uma estratégia de ataques e disse-me-disse contra o último governo estadual que se mostrou muito eficaz, ainda mais devido ao apoio dos famigerados professores "camisas pretas", os quais "misteriosamente" sumiram [2], e da mídia em geral.
     Essa mesma estratégia, aparentemente, vem sendo retomada contra a Prefeitura faltando cerca de um ano para as próximas eleições, visto, por exemplo, a retomada de um conhecido quadro de um conhecido telejornal de uma conhecida emissora que pretende mostrar a situação precária dos bairros da cidade. Nada contra fazer essa mostra, entretanto, quando isso acontece nas proximidades de um ano eleitoral (o quadro deveria ter sido mantido no ar), fica mais do que evidente a intenção por trás do ato.
     Assim sendo, por meio dessa imagem, a Prefeitura tenta nos mostrar que amapaense vive uma verdadeira "guerra dos tronos", enquanto muitos vivem à espera do salvador prometido que governará a todos com sapiência. Motivo pelo qual exibe Daenarys Targaryen na propaganda.
     Tudo isso, toda a mensagem acerca da disputa entre as Casas Senhoriais de Cabo Norteros fica ainda mais evidente se observarmos que um homem com trajes de cor azul, a cor da Harmonia, observa atentamente e à distância a tão desejada governante que virá nos salvar, enquanto um sujeito cuja camisa tem a cor do partido que ocupa a Prefeitura dá um salto mortal em direção à água, embora ele possa perfeitamente ter sido arremessado por outrem, de modo que, com isso, a Prefeitura tanto queira dizer que está fazendo o possível e o impossível quanto que vem sofrendo pesados ataques que podem significar o seu fim, como no Casamento Vermelho. 





NOTA

[1] Como a de Curitiba, por exemplo.

[2] Segundo soube, os que não ocupam cargos por aí, estão deveras envergonhados para falar qualquer coisa, tendo socado a língua no asterisco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela leitura e pelo comentário. Assine o blog, siga-o e mantenha-se informado sobre novos textos. Até.