segunda-feira, 2 de março de 2015

"Anaconda" e "Baby Got Back": Qualquer semelhança não é mera coincidência

     Cá estava eu, "zapeando" pelo Youtube, quando me bateu uma vontade ver clipes da década de noventa. Em determinado momento, me deparei com o clipe de uma tal música "Baby Got Back (I like Big Buts)", do rapper e produtor Sir Mix-A-Lot. Essa música e o clipe não teriam absolutamente nada de mais, não fosse o fato de eles me remeterem constantemente à música e ao clipe de Nicki Minaj, "Anaconda". Foi então que eu me dei conta que o clipe e a música em questão eram mais velhos que o sucesso da Nicki.

     Então, isso ficou martelando na minha cabeça e resolvi investigar para saber se tinha algo sobre plágio, referência ou homenagem entre as músicas e descobri que sim, que o trecho "My Anaconda don't want none unless you bunz hun" foi "sampleado" de "Baby Got Back", por exemplo, e que não houve plágio nem nada do tipo, sendo muito mais uma referência, homenagem ou mesmo releitura, principalmente porque a utilização foi acordada.
     As letras das músicas podem ser encontradas aqui (Anaconda) e aqui (Baby Got Back), ao passo que as traduções podem ser conferidas aqui (Anaconda) e aqui (Baby Got Back), enquanto os clipes podem ser vistos a seguir:


Vídeo de Anaconda (Nicki Minaj)




Vídeo de Baby Got Back/I like Big Buts (Mix-A-Lot)




     Então, além do já citado trecho "sampleado" de "Baby Got Back", a música da Nicki Minaj possui outras semelhanças com a de Sir Mix-A-Lot. Vamos a elas:


1 - Basicamente, ambas as composições tratam do gosto que os homens negros possuem por mulheres com bundas grandes, com algo que se possa agarrar. A diferença está em dois pontos: primeiramente, "Baby Got Back" deixa claro que tal gosto pertence aos homens negros e comuns, enquanto "Anaconda" não explicita nem um e nem outro em sua letra, no máximo podendo ser criada uma conexão entre o trecho que menciona os grills utilizados pelo amante do eu-lírico de "Anaconda" e o trecho "She looks like one of those rap guys girlfriends" (Ela parece uma daquelas namoradas de rappers), da parte introdutória de "Baby Got Back" - isso porque os grills eram e continuam sendo acessórios comuns entre os rappers, que são majoritariamente negros;


2 - O trecho "Oh my gosh, look at her butt", de "Anaconda", referencia o começo da parte conversada e introdutória de "Baby Got Back", quando um mulher branca diz à outra "Oh my God / Becky, look at her butt";


3 - O trecho "Little in the middle but she got much back" (pequena no meio, mas ela tem muito atrás), de "Anaconda", remete um pouco ao trecho "36-24-26" (90 de busto, 60 de cintura e 90 de bunda), de "Baby Got Back".



     Quanto aos clipes, as semelhanças são:


1 - Os cenários dos clipes apresentam, em determinado ponto e nalguns momentos, letreiros grandes com os quais os músicos e dançarinos interagem ou apenas figuram nas proximidades. No caso do clipe de "Anaconda", o letreiro forma a palavra Myx, que é o nome de uma marca de bebida de Nicki Minaj. Segundo uma wikia da cantora, "o drink aparece em quatro dos clipes de Nicki Minaj, mas especificamente em High School, Up in flames, Anaconda e Only". Quanto ao clipe de "Baby Got Back", o letreiro expõe o nome artístico do rapper em questão, Sir Mix-A-Lot. Portanto, a semelhança é a exposição de marcas associadas aos músicos em questão;








2 - Além do fato de que o clipe de "Baby Got Back" e o de "Anaconda" apresentam cinco dançarinas negras (quatro, se desconsiderarmos a Nicki), há uma semelhança na coreografia. Não no que seja idêntica, não é, mas o corpo inclinado para enfatizar as nádegas, com as mãos levadas até elas, remete à coreografia das dançarinas em "Baby Got Back".


3 - O terceiro comparativo que pode ser feito diz respeito à moda e à sua ditadura. Na música de Sir Mix-A-Lot, isso é principalmente feito através da referência à revista Cosmopolitan, mencionada como Cosmo, sendo que - como a mesma não permitiu a utilização do seu nome no vídeo - no clipe é utilizado o título Cosmopygian, que é uma combinação de "Cosmopolitan" com "Callipygian" (ter ou quem tem nádegas bem torneadas). Isso porque a supracitada revista, assim como tantas outras e o mundo da moda em geral, estabelecem um padrão de beleza centrado na mulher magra e de "bunda reta", Sir Mix-A-Lot confrontando isso ao afirmar categoricamente que esse não é o gosto do homem negro comum e dizendo para as mulheres de bunda grande não darem importância para o que essa(s) revista(s) diz.
Quanto ao clipe de "Anaconda", a moda aparece principalmente mediante a citação de marcas famosas e mostra de vestimentas estilosas portadas pela cantora. A crítica e o menosprezo às mulheres de "bunda reta" também é evidente (Fuck the skinny bitches! Fuck the skinny bitches in the club!). Aliás, sobre essa questão de corpo magro como padrão de beleza, encontrei um ótimo texto que parte, inclusive, do hit "Baby Got Back" para discutir o assunto.





4 - Outra referência do clipe de "Anaconda" ao de "Baby Got Back" é a mostra da mixagem de um disco com um fruta ou mais frutas em cima. Na imagem retirada do clipe mais antigo, há uma bunda (ou seria um "bundex" em miniatura?) no disco, mas as mesmas são visualmente relacionadas a uma série de frutas no decorrer do clipe. Assim, enquanto o vídeo de "Baby Got Back" associa as frutas às nádegas [1], o clipe de "Anaconda" utiliza-se principalmente de bananas [2], com óbvia associação ao pênis. Portanto, seria como se os clipes e músicas se complementassem, como se o mais novo fosse uma resposta ao mais antigo, como que querendo dizer "os homens negros comuns gostam de bundas grandes, mas as mulheres negras de bundas grandes preferem os superdotados".





5 - Há ainda uma referência mais sutil e um pouco banal: o "som de engasgo" (na dúvida pelo nome adequado que deveria utilizar para me referir ao som em questão, optei por esse), de conotações sexuais [3]. Note que no clipe de "Baby Got Back" esse som ocorre enquanto é feito um close da boca de uma mulher, ao passo que no clipe de "Anaconda" ele se dá com o foco estando em Nicki Minaj. Talvez, se essas cenas fossem colocadas em sequências, seria quase imperceptível que a boca em foco não é da Nicki, o que faz com que essa seja outra semelhança que aponte para o clipe mais novo como um complemento ou resposta ao clipe mais antigo.





     Portanto, por mais que a música "Anaconda" e o seu clipe tenham gerado polêmica por conta da letra e devido ao apelo sexual - entre outras coisas, existe muito mais por trás disso, sendo que qualquer semelhança com o sucesso de Sir Mix-A-Lot não é mera coincidência (tampouco plágio). Inclusive, Nicki Minaj não foi a primeira, e provavelmente não será a última, cantora a referenciar "Baby Got Back" - uma música de protesto contra a imposição de padrões de beleza não condizentes com a realidade.





Notas

[1] Também há uma banana, de associação óbvia, e uma pera, que penso ser uma associação à silhueta 90-60-90.

[2] Também há a utilização de um abacaxi, cuja associação não consegui fazer, em se tratando de corpo, mas apenas com a situação do eu-lírico da música "Anaconda", que em alguns momentos diz estar envolvida em problemas, metida com idiotices. Entretanto, não sei se a expressão "descascar um abacaxi", que me parece ser tão lusófona, se aplicaria aqui.

[3] Mais especificamente, conotações no que tange ao sexo oral feito no homem. Aliás, há uma cena na qual a cantora parece simular um "engasgo de sexo oral" enquanto come uma banana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela leitura e pelo comentário. Assine o blog, siga-o e mantenha-se informado sobre novos textos. Até.