domingo, 22 de fevereiro de 2015

O espreitador na música "Diz Pra Mim"

   Antes de qualquer outra coisa, o que diabos é um "stalker"? Bem, essa palavrinha inglesa é apenas uma dentre tantas outras cuja utilização me causa certo incômodo por elas possuírem equivalentes na língua portuguesa que poderiam perfeitamente serem utilizados, mas, sabe-se-lá o porquê, não o são. Enfim, "stalker" pode ser traduzido como "espreitador" ou "perseguidor".



Imagem meramente ilustrativa.


     Dada essa informação, não sei se sou apenas eu quem vê isto, mas o eu-lírico da música "Diz Pra Mim", da banda Malta, seria um perseguidor passional. Vamos à letra:


Você está na sombra do olhar

Pensei em te guardar, mas foi melhor assim
Na sombra do olhar
Tentei de encontrar, mas nada além de mim
De onde estou posso ver
O caminho que me leva a você

Diz pra mim o que eu já sei

Tenho tanta coisa nova
Pra contar de mim
Diz pra mim sobre você

Você está na sombra do olhar

Pensei em te guardar
Pra nunca mais ter fim
Na sombra do olhar
Tentei te encontrar, mas nada além de mim
De onde estou posso ver
O caminho que me leva a você


Diz pra mim o que eu já sei
Tenho tanta coisa nova
Pra contar de mim
Diz pra mim sobre você
É a hora certa pra recomeçar do fim

Diz pra mim o que eu já sei

Tenho tanta coisa nova
Pra contar
Diz pra mim o que eu já sei
Tenho tanta coisa nova
Pra conta de mim
Recomeçar do fim


     Começando do princípio, observemos que a primeira estrofe deixa claro que o alvo do eu-lírico está sob a observação dele (você está na sombra do olhar), que chegou, inclusive, a cogitar o sequestro e cárcere privado (pensei em te guardar). Isso ganha reforço na terceira estrofe, onde esse verso é completado por outro, "para nunca mais ter fim", ou seja, com o sequestro e o cárcere, o relacionamento jamais voltaria a ter fim - fim esse que volta a ser mencionado no quinto verso da quarta estrofe.
     Os dois últimos versos da primeira estrofe podem ser interpretados literalmente, de modo que o eu-lírico estaria aí declarando possuir acesso ao seu alvo. Um interpretação figurada desses mesmos dois versos demonstrariam apenas que ele sabe exatamente o que deve fazer para reconquistá-lo.
     Por fim, aparentemente há um reencontro entre o eu-lírico perseguidor e a sua presa, acontecimento que explicaria o trecho "mas foi melhor assim" e o refrão (segunda e quarta estrofes). O refrão, aliás, reforça a noção de que o eu-lírico é um espreitador, sobretudo pelo trecho "Diz pra mim o que eu já sei / tenho tanta coisa nova pra contar de mim / diz pra mim sobre você", pois por qual motivo o eu-lírico gostaria que a outra pessoa falasse sobre coisas já conhecidas por ele? E como ele já saberia sobre isso? Claro que é perfeitamente possível dizer o que ele já sabe é que a pessoa por ele amada o ama também, mas o verso seguinte, "tenho tanta coisa nova pra contar de mim", vai de encontro a isso, pois dá a entender que o eu-lírico esteve acompanhando os passos de sua presa, sabendo de tudo sobre ela, enquanto ela não sabe nada sobre o que se passou com ele durante o período em que estiveram separados.



Imagem retirada daqui: https://www.youtube.com/watch?v=B4qVUhu1RUg


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela leitura e pelo comentário. Assine o blog, siga-o e mantenha-se informado sobre novos textos. Até.