quinta-feira, 19 de maio de 2016

O homem solitário e o Rei Gelado

   Eu adoro séries policias e Criminal Minds ou "Mentes Criminosas" está entre as minhas preferidas. Neste artigo, procuro relacionar um elemento do 17º (décimo sétimo) episódio da 5ª (quinta) temporada com um elemento da atualmente cultuadíssima série animada Adventure Time ou "Hora de Aventura". O episódio em questão é intitulado Solitary Man ("Homem Solitário", mas não tenho certeza se foi essa a tradução adota no Brasil) e os elementos a serem relacionados são o criminoso caçado pelos agentes da Unidade de Análise Comportamental - UAC [1] e o icônico Rei Gelado.



Escolhi essa ilustração realista feita por Chase Stone porque ela traduz bem a solidão do Rei Gelado.



Homem Solitário


Era uma vez...
Existia um rei solitário
Ele passava vários dias
e várias noites
viajando,
buscando,
procurando por aquela pessoa especial.
Aquela... Única...
Mulher... Perfeita...
Que seria a sua rainha.


   É assim, com essa narrativa - entrecortada pelo diálogo entre Jody e sua mãe temporariamente adotiva, a Sra. Clemons - que tem início Solitary Man, logo em seguida descobrindo-se que o homem que invade a casa é o pai de Jody, Wade Hatchett, e que a narrativa faz parte das histórias que ele conta para ela, embora inicialmente possa parecer que seja parte apenas da história que ele conta nesse começo de episódio e cujo restante é:


E o solitário rei procurou em toda parte,
essa mulher que seria sua rainha.
Ele já tinha perdido as esperanças de encontrá-la,
quando se deparou com essa pequena taverna...
Com uma simples garçonete do interior.
Quando ela olhou para o solitário rei,
ele sentiu como se já se conhecessem há mil anos.
Então ele esperou até que ela estivesse sozinha,
observando de longe, porque...
Ele tinha medo de falar com ela.
E então um dia...
A carruagem dela não funcionava.
E o rei pensou...
Isso é destino.
E então ele foi ao seu socorro.
E ela disse para ele...
Deve ser a chuva.


   A resposta dele foi "levante o capô", isso porque o rei solitário da história que o pai de Jody conta para ela é ele mesmo, as rainhas que ele procura sendo mulheres que ele busca para serem madrastas de sua filha, mas que acabam sendo mortas. Ainda quanto a essa história do início do episódio, Jody pergunta ao pai se o rei solitário resgatou a mulher e se ela era quem ele procurava, ao que ele responde "Bem, o rei pensou que sim", logo em seguida sendo mostrado ele resolvendo o problema do carro da garçonete e ela saindo do veículo para saber onde o homem estava que não respondia para ela, a história prosseguindo da seguinte forma:


Então eles viajaram juntos pela noite.


   Jody, em seguida, pergunta se eles viveram felizes para sempre e o pai dela responde que não, que ela não era quem o rei solitário procurava. Depois, Wade diz para ela não se preocupar, pois o rei solitário nunca iria parar de procurar, ela perguntando o que aconteceria se se ele nunca encontrasse uma rainha, ao que ele responde que, então, eles (ela e o pai) iriam para um lugar melhor, despedindo-se dela com um beijo na testa e a chamando de "princesa"...
   No decorrer do episódio, Wade Hatchett ainda encontra duas candidatas a rainha, matando uma delas. Quanto à outra, uma mulher que foge completamente do perfil de todas as suas vítimas anteriores, ele começa a contar a contar a história para sua filha, mas somente a finaliza no fim do episódio, quando os agentes estão com Jody e o cerco armado para pegá-lo - só que ele comete suicídio. Aqui, devo dizer que quando ele disse que eles (Jody e ele) iriam para um lugar melhor, era a isso que estava se referindo, Wade pretendia matar a filha e se matar caso não conseguisse encontrar uma mulher para ser madrasta da filha e possibilitar que ele recuperasse a guarda dela. No fim das contas, Jody acaba sendo resgatada da vida de órfã por uma tia que tinha perdido contato com a família, mas que viu o caso da sobrinha na televisão.



Wade Hatchett: Vadeação eclodida?

   O pai de Jody é um caminhoneiro e já o era antes de começar a caçar e matar mulheres nas estradas. Aliás, ele começou com isso depois que sua esposa, Caroline Hatchett, morreu num incêndio e ele foi considerado incapaz de criar a filha, pois viaja muito e não tinha tempo para dedicar à menina, nem ninguém (uma esposa, por exemplo) que pudesse auxiliar na criação de Jody, que foi enviada para um lar adotivo (Sra. Clemons) e provisório até que ele conseguisse se ajeitar - e, caso não conseguisse, Jody iria para a adoção.
   O curioso é que Wade Hatchett é um daqueles personagens que parecem ter sido construídos pela "relação nome-personagem" [2], visto que o seu nome corresponde a uma palavra da Língua Inglesa, que pode ser verbo ou substantivo. O substantivo wade pode ser traduzido como "vadeação, ato de vadear; prosseguir, avançar", enquanto o verbo wade tem o sentido de "caminhar com dificuldade através da água, lama ou de outra substância líquida ou mole; vadear; andar com os pés na água". O que isso tem a ver com a personagem?
   Além de poder aludir à profissão dele como caminhoneiro, por conta da noção de movimento, o termo wade também se relaciona à caçada contínua que ele empreende. Mesmo não encontrando quem ele quer, o caminhoneiro prossegue na sua busca. Porém, talvez a maior relação seja referente ao sentido relacionado à caminhada através de água, lama e outros líquidos, bem como ao de "vadear", que nada mais é do que a travessia de rios, riachos, brejos e afins pelas partes menos profundas. Isso porque Wade Hatchett desovava os corpos em valas/canais nas proximidades das rodovias - e valas/canais costumam ter algum líquido correndo por elas, como água e lama, bem como podem ser entendidos como riachos artificiais.
   Quanto ao sobrenome, Hatchett parece ser uma versão de hatchet, que significa "machadinha" e foi registrado no Inglês, em sobrenomes, em meados do século 12, e não tem nada a ver com o personagem, a não ser que se tente relacionar a posição na qual Wade desovava suas vítimas - posição fetal com a palma direita voltada para cima e a palma esquerda para baixo - com a posição de alguém segurando um machado, ainda que uma machadinha só necessite de uma mão para ser empunhada.



Imaginem uma machadinha na mão direita, por exemplo.

   A outra possibilidade seria tomar Hatchett como uma corruptela de hatched, que é Inglês para "(ovo) chocado, eclodido". Nesse caso, novamente a relação seria feita com a posição de desova das vítimas de Wade, mas enfocando na posição fetal, de modo que as vítimas estariam como fetos (mortos ou natimortos) dentro de um ovo...



O Rei Gelado

   Personagem com certo destaque na série animada "Hora de Aventura", o Ice King ou Rei Gelado tem uma origem que remonta ao período anterior à Guerra dos Cogumelos, tendo sido um pesquisador chamado Simon Petrikov. Ele comprou uma coroa encantada de um estivador no norte da Escandinávia e o livro Enchiridion na Indochina. Simon também tinha um relacionamento com a pesquisadora Betty Grof (chamada por ele de "Princesa"), a qual se afastou dele após o mesmo obter a coroa e começar a ter o seu corpo e sua mente alterados por ela.



Simon Petrikov e Betty Grof.

   Desde então, ele passou a procurá-la por toda parte, não a encontrando por pouco mais de mil anos e o motivo é explicado na série animada, no episódio Betty (48 da quinta temporada), quando o Rei Gelado é privado dos seus poderes e volta a ser Simon Petrikov, empreendendo a construção de uma máquina do tempo para voltar ao passado e se desculpar com Betty - só que ela atravessa o portal para o futuro a fim estar com ele (eis a explicação) e passa a procurar um meio de livrar Simon da coroa encantada sem que isso o mate. Posteriormente, em You Forgot Your Floaties (38 da sexta temporada), ela acaba se transformando numa feiticeira e, no episódio King's Ransom, faz alterações na coroa.



Da semelhança entre o Rei Solitário e o Rei Gelado

   Antes de prosseguir, é bom deixar claro que não estou dizendo que uma série copiou a outra ou mesmo que houve qualquer inspiração, pois acho isso muito difícil e por um motivo simples. A quinta temporada de Criminal Minds foi originalmente exibida de 2009 a 2010, sendo que o episódio 17 foi ao ar em 10 de março de 2010. Hora de Aventura, por sua vez, é baseada numa animação curta exibida em janeiro de 2007 e que, por ter se tornado viral na internet, acabou fazendo com que a série fosse encomendada e prevista para estrear em 11 de março de 2011, somente estreando oficialmente em 05 de abril do mesmo ano.
   Porém, a proximidade entre as datas de exibição de Solitary Man e de estréia oficial da série animada não é o único nem o principal motivo para a minha descrença em plágio ou inspiração, pois o Rei Gelado já aparecia no chamado episódio piloto de Hora de Aventura, exibido em 2007, e já continha as características apresentadas na série, dentre as quais, o péssimo hábito de sequestrar princesas para tentar se casar com algumas delas - especialmente a Princesa Jujuba.


Jody desenhava as histórias contadas a ela pelo seu pai.

   É essa a semelhança entre o Rei Solitário (Wade Hatchett) e o Rei Gelado (Simon Petrikov), mas ela não fica "apenas" no sequestro de mulheres para forçar uma delas a se casar com o raptor. Se o Rei Gelado é inquestionavelmente insano, o mesmo não se pode dizer com certeza do Rei Solitário das histórias contadas por Wade para a filha, isso só podendo ser feito se o Rei Solitário e Wade forem considerados um só, o que, de fato, eles são. Ou seja, só o "conto de fadas" que Jody escuta não bastaria para se identificar essa semelhança.
   Outro ponto em comum é a caçada contínua ter sido desencadeada pela perda da companheira/esposa. Ainda que Wade efetivamente só comece a caçar candidatas a rainha após se ver diante da possibilidade de perder a guarda da filha, toda essa situação foi desencadeada pela morte de Caroline Hatchett. Mas, além da solidão, são só esses pontos em comum?
   Não, não são só esses, há outros. Quando ainda tinha alguma sanidade, Simon Petrikov atuou como tutor de Marceline, deixando-a quando sua mente já estava ficando irreversivelmente deteriorada - e isso é semelhante à relação de Wade Hatchett com sua filha, sendo que ele também foi ficando insano até chegar ao ponto de cogitar a morte dela e o seu suicídio. O suicídio de Wade, aliás, pode ser tomado como similar à separação entre Marceline e Simon, pois, nessa separação, Simon morre, de certo modo, para dar lugar ao Rei Gelado, e essa "morte" não deixa de ser decorrente de escolha e ação do próprio Simon, ou seja, um suicídio simbólico.




   O outro ponto diz respeito à coroa. No caso, o boné portado por Wade Hatchett - e que é comum a caminhoneiros - funcionaria como uma espécie de coroa simbólica para o Rei Solitário, sendo curioso notar que o caminhoneiro está sem o acessório quando liberta a rainha eleita por ele e comete suicídio. Isso é bem similar ao Simon moribundo por estar sem a coroa (e poderes mágicos) e na companhia de Betty, a rainha de que sempre estivera atrás.
   Por fim, um último ponto em comum entre o Rei Solitário e o Rei Gelado está no "conto de fadas" que Wade conta para a filha no começo de Solitary Man. Na segunda parte da narrativa, quando ele descreve o encontro do Rei Solitário com a garçonete do interior numa taverna, o caminhoneiro diz que "quando ela olhou para o solitário rei, ele sentiu como se já se conhecessem há mil anos".


Concluindo

   Por mais que seja tentador pensar que ou Hora de Aventura possa ter se inspirado no episódio Solitary Man, de Criminal Minds, ou que tenha acontecido o contrário, com o episódio da série policial tendo buscado inspiração no episódio piloto de Adventure Time, a verdade é que tanto o Rei Solitário quanto o Rei Gelado possuem a mesmíssima base narrativa, a qual se encontra em "contos de fadas" diversos e cujo principal representante é o conto "O Barba Azul" e suas variantes, isto é, um nobre ou outro ser masculino de poder (um gigante, um demônio, etc) se casa sucessivas vezes, sempre dando um destino fatal às esposas. Essa é a base presente em ambas as histórias - ainda que nenhum casamento seja consumado em nenhuma das duas, que podem ser tomadas como variantes modernas do "O Barba Azul" [3].







NOTAS

[1] Em Inglês, o nome é Behavioral Analysis Unit - BAU.

[2] Dê uma lida num artigo que fiz só sobre personagens da telenovela global Babilônia: "Babilônia: A relação nome-personagem".

[3] Recentemente aconteceu a prisão, por suspeita de estupro de incapaz e fornecimento de bebida alcoólica para menores de idade, do ex-BBB Laércio Moura, que é conhecido como "Barba Azul" e, bem, essa é uma daquelas sinistras coincidências, pois o Barba Azul do conto é considerado um ser humano anormal e com certo traço de monstruosidade manifestado pela cor de sua barba.





REFERÊNCIAS

HARPER, Douglas. Hatchet (n.). In:___. Online Etymology Dictionary. 2001-2016. Disponível em: <http://www.etymonline.com/index.php?term=hatchet&allowed_in_frame=0>. Acesso em: 17 Mai 2016.

HARPER, Douglas. Wade (v.). In: ___. Online Etymology Dictionary. 2001-2016. Disponível em: <http://www.etymonline.com/index.php?term=wade&allowed_in_frame=0>. Acesso em: 17 Mai 2016.

MILETIC, Simone. Criminal Minds: Solitary Man (05x17). Publicado em: 23 Mai 2010. Disponível em: <http://soseriadosdetv.com/2010/05/23/criminal-minds-solitary-man-05x17/>. Acesso em: 17 Mai 2016.

Um comentário:

  1. Adoro hora de aventura pena que não saiu o filme e acabou o desenho 19/08/2019 eu passei por aqui

    ResponderExcluir

Grato pela leitura e pelo comentário. Assine o blog, siga-o e mantenha-se informado sobre novos textos. Até.