quinta-feira, 21 de julho de 2016

Vem aí o CosDay 2016

   Embora os motivos que levam ao surgimento e estabelecimento de uma data comemorativa possam ser os mais variados, todos podem ser resumidos na frase "porque aquilo que está sendo comemorado possui importância". Porém, muitos acabam entendendo que a coisa a ser comemorada numa data deve ser algo importante para a vida de todas as pessoas, que as influencie diretamente - coisa que nem sempre é verdade - e utilizam esse entendimento para criticar determinadas comemorações que, em geral, são feitas de maneira informal [1] e por certa tribo urbana ou comunidade. E um exemplos dessas datas comemorativas que são alvos de críticas - até mesmo de gente da própria comunidade - é o Dia Nacional do Cosplay.









Um pouco da história do cosplay

   Embora seja muito associada à cultura oriental e mais especificamente à cultura pop japonesa, a prática do cosplay não é de origem japonesa. Assim como o futebol não foi inventado pelos brasileiros, que o absorveram culturalmente, o cosplay não foi inventado pelos japoneses, mas sim abraçado e difundido por eles.
   Considera-se que o primeiro cosplay foi feito pelo fã e colecionador de ficção científica Forrest J Ackerman, o qual compareceu vestindo um traje futurístico ao primeiro World Science Convention, realizado de 02 a 04 de julho de 1939, em Nova Iorque. Ele também foi o responsável por posteriormente batizar essa convenção como NYcon (a partir de New York Convention).



Forrest J Ackerman, o primeiro cosplayer de que se tem notícia.
Fonte: Cortesia de Robert Madle ao Fanac Fan History Project.


   Agora, quanto à palavra cosplay, a mesma é uma contração de costume play (uma possível tradução seria "interpretação de traje/fantasia"), termo esse que se originou no Japão, em junho de 1983, quando o repórter Nobuyuki Takahashi, juntamente com seus amigos da Waseda University (Yoshikoka Hitoshi, que se tornou escritor de ficção científica, e Machiyama Tomohiro, que se tornou crítico de filmes), escreveu um artigo para a revista chamada My Anime, publicada da Akita Shoten. O título do artigo era "Costume Play", mas, como tal termo soava inapropriado em inglês, o título acabou sofrendo revisão e virando "Operation Cosplay".
   É comum encontrar na internet que o Nobuyuki Takahashi teria cunhado tais termos num artigo para o Studio Hard nc. sobre fás extravagantemente vestidos durante a World Science Fiction Convention de 1984, porém, o próprio Takahashi, no site do Studio Hard Inc., dá as informações que constam no parágrafo anterior e, além disso, informa que quem foi enviado para participar da World Science Fiction convention de 1984 - mais conhecida como L.A. Con II, por ter acontecido em em Anaheim, que é parte da grande Los Angeles, na Califórnia - foi Tomino Yoshiyuki, um diretor do Japão. A convenção em questão aconteceu de 30 de agosto a 03 de setembro daquele ano e, ainda segundo Takahashi, embora tivesse muitos cosplays sensuais de Sci-Fi, a palavra cosplay não foi utilizada naquele momento.



Logo da LA Con II. [2]


   Aliás, segundo o criador do termo, a palavra só se tornou de uso normal durante o comic market de 1986. As imagens a seguir são escaneamentos da revista My Anime, contendo as primeiras aparições do termo cosplay, e foram feitos e disponibilizados pelo próprio Takahashi para o site do Studio Hard Inc:



Capa da My Anime de junho de 1983.


Procure por コスプレ (kosupure ou cosplay).


Procure por コスプレ (kosupure ou cosplay).

Procure por コスプレ (kosupure ou cosplay).



Um pouco da história dos "Dias do Cosplay"

   Das comemorações de caráter internacional relacionadas ao cosplay, talve o International Cosplay Day ou Dia Internacional do Cosplay seja o maior e mais conhecido. Ele teria surgido por iniciativa da cosplayer estadunidense Jennifer Alice [3] e vem sendo comemorado em várias partes do mundo sempre no último sábado do mês de agosto, havendo uma página oficial no Facebook e também um perfil no Twitter.
   Já o Cosplay Day ou Dia do Nacional do Cosplay ou Dia dos Cosplayers é uma data nacional onde se celebra a prática do cosplay, os cosplayers (praticantes de cosplay) e os cosmakers (confeccionadores de vestimentas e adereços de cosplay), tendo surgido por iniciativa do Adrian D. Oliveira, do Melhores Cosplays do Mundo (MCM) no ano de 2011 e sendo construído democraticamente através do Facebook, pelo, então, perfil do MCM, o público do mesmo votando no mês e dia que seria melhor para a celebração, ficando decidido o dia 21 de Julho.





   A data, que mais uma vez será celebrada em Macapá, basicamente objetiva a reunião de pessoas em locais como praças e clubes ou mesmo em eventos, de modo que a prática do cosplay seja exibida para quem não a conhece - possivelmente despertando curiosidade ou mesmo incentivo. Ela também possui uma página oficial no Facebook: 21 de Julho - Dia dos Cosplayers.



Histórico do CosDay em Macapá-AP

   A data foi celebrada em Macapá no ano de 2011, segundo consta em matéria do MCM, e, ainda que o grupo Fora de Rota, em parceria com o MCM, o Museu Sacaca e o Museu da Imagem e do Som (MIS), tenha realizado uma celebração da data em 2012 - ocasião na qual foi gravado o primeiro vídeo cosplay do Fora de Rota -...





   ... A celebração só voltou a ser feita m 2014, quando o CosDay foi lembrado no dia 20 de julho em duas escolas de idiomas: A Yázigi Macapá, havendo uma página do evento no Facebook com muitas fotos dos cosplayers, e a Yes!, através do evento denominado Geek Fever Especial Cosday, que foi divulgado pela edição de domingo e segunda-feira (20 e 21 de julho de 2014) do Jornal do Dia, na matéria "Dia do Cosplay é comemorado em Macapá", da Jéssica Alves. Como o jornal está no Issuu, você pode conferir a matéria (página C3) aqui.



O CosDay 2016 em Macapá

   A data será celebrada em Macapá no dia 23 de julho, sábado, no Villa Nova Shopping, a partir das 13h00, com entrada franca e apoio da CAELI Construtora e Incorporadora, do Amapanime Space, do Milky Planet Moda Lolita e do Saint Collection.





   A programação prevista é a seguinte:


13h00 - Abertura da programação e apresentação de vídeos;
14h00 - Oficina de maquiagem com Augusto Lima;
14h40 - Vídeos diversos sobre o mundo cosplay;
15h00 - Oficina de confecção de acessórios com Victor Fiyero;
15h40 - Vídeos animados e AMVs diversos;
16h00 - Noções de apresentação e regulamentos com Igor Aslan;
16h40 - Apresentações de vídeos em conferências cosplay;
17h00 - Oficina de utilização de perucas com Jillian Mimi;
17h40 - Vídeos musicais e de paródias cosplay;
18h00 - Desfile Lolita [4];
18h30 - Concurso cospobre;
19h00 - Desfile cosplay adulto e infantil;
19h30 - Desfile cosplay duplas (apresentação livre);
20h00 - Desfile cosplay individual (apresentação tradicional);
21h00 - Agradecimentos e ritos finais das atividades.


   Além disso tudo, também há a previsão de que o evento comemorativo conte com a presença de um estúdio de fotografia, de animekê (também chamado de animeokê, é o karaokê com músicas temas de animes e similares) e bazar de produtos e afins.


CosDay Macapá 2016

Entrada Franca
Local: Villa Nova Shopping
Data: 23 de Julho
Horário: A partir das 13h00
Realização: Amapanime e Villa Nova Shopping
Apoio: CAELI Construtora e Incorporadora, Amapanime Space, Milky Planet Moda Lolita, Saint Collection.





NOTAS

[1] Isto é, sem ter sido criada ou oficializada por meio de legislação específica.

[2] Você pode conferir maiores informações acerca da LA Con II, incluindo fotos de cosplays,  em LA Con II - 1984 WorldCon.

[3] Não consegui (ainda) localizar uma data e início de tais celebrações.

[4] Embora Lolitas não sejam consideradas como modalidade de cosplay, há essa participação e parceria.






REFERÊNCIAS

ALVES, Jéssica. Dia do Cosplay é comemorado em Macapá. In: JORNAL do Dia. ed. Domingo e Segunda, 20 e 21 Jul 2014. Macapá. Ano XXVII. p. C3. Disponível em: <https://issuu.com/jornaldodia1/docs/jornaldodia20e21072014>. Acesso em: 20 Jul 2016.

ESTRELA, Iaina. Dia dos Cosplayers - "Cosday". Publicado em: Jun 2012, 22h23. Disponível em: <http://cosplaypost.blogspot.com.br/2012/06/dia-dos-cosplayers-cosday.html>. Acesso em: 20 Jul 2016.

FORA de Rota. Fora de Rota - Video Cosplay Amapá! Publicado em: 08 Ago 2012. Disponível em: <http://blogforaderota.blogspot.com.br/2012/08/cosday-video-cosplay-born-this-way.html>. Acesso em: 20 Jul 2016.

International cosplay day coming this month. Publicado em: 02 Ago 2013. Disponível em: <http://www.animenewsnetwork.com/press-release/2013-08-02/international-cosplay-day-coming-this-month>. Acesso em: 21 Jul 2016.

OLIVEIRA, Adrian D. 21 de Julho - Dia dos Cosplayers. Publicado em: 10 Jun 2016. Disponível em: <http://www.melhorescosplaysdomundo.com/2016/06/21-de-julho-dia-dos-cosplayers.html>. Acesso em: 20 Jul 2016.

OLSON, Mark; STANDLEE, Kevin; SICLARI, Joe; LYNCH, Rich; GRUBBS, Dave; HARRIS, Colin; DOCHERTY, Vince; MILLER, Craig (WSFS Long List Committee). Notes on the Long List of Worldcons. Disponível em: <http://www.smofinfo.com/LL/LongListNotes.html#1984>. Acesso em: 20 Jul 2016.

______. The Lon List of World Science Fiction Conventions (Worldcons). Disponível em: <http://www.smofinfo.com/LL/TheLongList.html>. Acesso em: 20 Jul 2016.

SICLARI, Joe. NYcon 1 - 1939 WorldCon. Última atualização em: 30 Dez 2009. Disponível em: <http://fanac.org/worldcon/NYcon/w39-p00.html>. Acesso em: 20 Jul 2016.

TAKAHASHI, Nobuyuki. 30th anniversary of cosplay. Disponível em: <http://www.hard.co.jp/cosplay_02.html>. Acesso em: 20 Jul 2016.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela leitura e pelo comentário. Assine o blog, siga-o e mantenha-se informado sobre novos textos. Até.