quinta-feira, 16 de junho de 2016

As 04 hipóteses mais prováveis sobre Goku Black

   Muito debate surgiu a respeito da verdadeira identidade e da natureza do Goku Black [1], o novo inimigo dos Guerreiros Z na novíssima saga de Dragon Ball Super, e toda essa discussão só ficou maior depois da aparição oficial do mesmo no episódio 47 do anime. Das variadas hipóteses que surgiram, apresento aqui as quatro que eu julgo como sendo mais prováveis.



Goku Black na nova abertura de Dragon Ball Super.

   Parte do porquê de eu julgar essas hipóteses como as mais prováveis corresponde ao entendimento acerca das linhas espaço-temporais de Dragon Ball, as quais eu pretendo explicar minuciosamente e com algumas considerações minhas num artigo próprio - e estou mencionando isso porque tal entendimento é de suma importância para compreender o porquê de, por exemplo, o Goten não poder ser a verdadeira identidade do Goku Black, coisa que abordo no fim deste artigo.



Primeira hipótese: Trata-se de um biomecanoide.

   Uma especulação que tem feito bastante sucesso é a de que o Goku Black seria mais um androide criado pelo Dr. Gero, entretanto, isso não é possível simplesmente porque os androides não podem ter o seu ki sentido - e Trunks sentiu o ki de Goku Black. Porém, mesmo que ele não seja um androide (como o número 16) ou um ciborgue (como o número 17 e a número 18), ainda seria possível que Goku Black seja uma criação remanescente do Dr.Gero. Como assim?



Esse trecho da clássica abertura de Dragon Ball Z vem bem a calhar.

   O Cell não é nem um androide propriamente dito nem um ciborgue, ele é um biomecanoide [2] (ou bio-androide) e, como tal, pode ter o ki sentido e rastreado, de modo que o Goku Black poderia ser um biomecanoide com a aparência do Goku por ter sido construído unicamente a partir das células dele, diferente do Cell que foi construído com células de vários super-seres.


Sil (Natasha Henstridge), da série de filmes
"A Experiência" (Species), é um biomecanoide.

   O único problema dessa hipótese é que simplesmente não existe uma explicação plausível para que uma criação do Dr. Gero tenha um acessório próprio da raça kaioshin, no caso, o brinco potara. Portanto, se Goku Black realmente for uma espécie de biomecanoide, certamente não foi desenvolvido pelo Dr. Gero, mas sim por algum cientista alienígena com conhecimento dos kaioshin ou contato ou parentesco com tal raça.



Segunda hipótese: Clonagem.

   O pequeno problema e a solução para ele que a hipótese anterior possui também se fazem presentes nesta hipótese, pois realmente há a possibilidade de o Goku Black ser um clone do Goku. Porém, por conta do brinco potara, pode-se praticamente descartar a possibilidade de a clonagem ter sido feita pelo Dr. Gero.



A primeira imagem divulgada do Goku Black.

   Deste modo, ou a clonagem foi feita por um cientista alienígena que conhece os kaioshin, tem contato com eles ou mesmo pertence à raça deles, ou ela foi empreendida de maneira mística por algum kaioshin dotado de intenções malignas ou mesmo ingênuas. Por que ingênuas? Porque um clone não é uma cópia exata da pessoa no sentido de ter até as mesmas memórias dela, claro que a ficção geralmente dá um jeito de que isso aconteça, mas mesmo que fosse produzido um clone do Goku dotado das mesmas memórias dele ou com memórias o suficiente para reproduzir técnicas como o Kamehameha, que garantias haveria de que ele teria a mesma personalidade adquirida por Goku após bater a cabeça quando criança?



Goku caiu e bateu a cabeça quando criança.
Isso quebrou o condicionamento feito pela nave sayajin
e pode ser visto no episódio 02 de Dragon Ball Z.

   Portanto, essa hipótese é bastante provável, mas eu não apostaria todas as minhas fichas nela, pois teria que ser explicado como diabos o kaioshin ou o cientista alienígena adquiriu conhecimento sobre Goku e o material orgânico necessário para fazer a clonagem. Lembrando que os kaioshin não demonstram ter conhecimento prévio acerca de Goku e cia quando aparecem na Saga Boo, 





Terceira hipótese: Outra pessoa se passando por Goku.

   Mais plausível do que as duas hipóteses anteriores (que são mais plausíveis do que muita hipótese por aí), esta hipótese basicamente consiste em termos um ser super-poderoso assumindo a aparência física de Goku.





   Isso explicaria o porquê de ele ser referido durante todo o episódio 47 como "Black" e não como "Goku Black", mas novamente o brinco potara portado por ele faz com que o mesmo tenha que ter alguma relação, indireta ou direta, com os kaioshin.



O kaioshin que surge na nova abertura de Dragon Ball Super.

   Poderia ser o kaioshin que aparece na nova abertura de Dragon Ball Super? Poderia. Eu sei, eu sei, o brinco potara dele é de cor vermelha, enquanto o do Goku Black é verde, porém, há uma possível explicação para isso: Pode ser que o brinco potara em questão seja um artefato que permite ao proprietário mudar a sua aparência física e mude de cor quando tal transformação é feita. No caso, o brinco vermelho seria sinônimo de "desligado" e o verde seria "ligado", indicando que a transformação está ativa.



Inicialmente eu até mesmo cheguei a cogitar o Zeno
como o sujeito se passando por Goku Black,
principalmente por causa do diálogo a respeito dele no episódio 47.



Quarta hipótese: O próprio Kakarotto.

   Muita gente simplesmente não quer acreditar nisso, que o Black Goku seja o próprio Goku, e usa como argumento o fato de ele ter referido-se ao Trunks como "sayajin" num tom de voz carregado de menosprezo, como se ele próprio não fosse um sayajin. Eu até concordo com esse argumento para a segunda e a terceira hipótese, todavia, ele pode muito bem ter dito "sayajin" com tamanho menosprezo por estar sendo irônico. Como assim? Simples, ele poderia estar menosprezando Trunks por não ser um sayajin de sangue puro, daí ter o chamado de "sayajin" (as aspas aqui são irônicas).



"Sayajin!"

   "Ok, ok, Leno, mas como ele poderia ser o Goku se, na Linha Espaço-Temporal Número 01 o mesmo morreu de uma doença no coração e não existem esferas do dragão na Terra para o ressuscitar? E como teria ficado maligno?" 
   Simples. Quer dizer, nem tanto, porque aqui surgem quatro sub-hipóteses:


Sub-hipótese 01 - Embora morto, o Goku da Linha Espaço-Temporal Número 01 ainda pode ter empreendido treinamento no Outro Mundo e até mesmo ter ido treinar no planeta dos kaioshin. Lá, ele poderia ter sofrido algum incidente, como uma pancada na cabeça tão forte quanto a que ele sofreu quando era criança, que o fez voltar a ter a personalidade malignamente aguerrida de sayajin e, então, pode ter fingido estar normal para algum dos kaioshin transferir sua vida para ele, tal como aconteceu na Saga Boo, quando Dai Kaioshin de 15 gerações transferiu sua vida para Goku.

Sub-hipótese 02 - Tal como a anterior, porém, Goku primeiramente teria sido beneficiado pela transferência da vida de algum dos kaioshin e, então, teria ficado acidentalmente maligno.

Sub-hipótese 03 - Como a anterior, porém, um kaioshin maligno (o que aparece na abertura, talvez) teria ressuscitado o Goku mediante a transferência da vida uma terceira pessoa (outro kaioshin?) ou dele próprio e o tornado maligno ao reverter os efeitos da pancada que ele sofreu quando era criança.

Sub-hipótese 04 - Como a sub-hipótese 03, com o único diferencial de que o kaishin maligno exerceria alguma espécie de controle mental ou místico sobre Goku.


   Você deve estar se perguntando o porque de ser tão necessário que um kaioshin esteja envolvido nisso tudo, certo? Essa resposta sim é simples: Essa é - até então - a única maneira de explicar o porquê de o Goku Black portar um brinco potara na orelha esquerda e de ele ter voltado à vida.
   Além disso, há duas coisas que devem ser consideradas. Primeiramente, mesmo sendo trazido de volta a vida, Goku certamente permaneceria com a doença no coração que o matou, a não ser que a mesma fosse curada por um kaioshin ou outro ser capaz disso. Segundamente, mesmo que houvesse esferas do dragão na Terra, elas não podem ser utilizadas para ressuscitar alguém que tenha morrido de causas naturais, sendo por isso que, caso seja realmente o Goku, ele deve ter sido revivido pela transferência de vida feita por algum kaioshin - ou pelo desejo das super esferas do dragão, mas isso eu já acho que seja bem pouco provável.




Pode o Tales ou o Goten serem o Goku Black?

   Eu acho pouco provável que o Tales [3] seja a verdadeira identidade do Goku Black porque ele foi criado meramente para demonstrar como o Goku seria se não tivesse batido a cabeça. Agora, e quanto ao Goten?



Sim, a "teoria" do Tales como verdadeira identidade
do Goku Black realmente existe.

   É altamente improvável que o Goten seja o Goku Black, pois, na Linha Espaço-Temporal Número 03 (a Principal), o Goten nasce no segundo semestre do ano 767 [4], depois dos Jogos de Cell, sendo que, na Linha Espaço-Temporal Número 01, Goku morre do coração entre novembro e dezembro de 766 e os androides 17 e 18 aparecem em 12 de maio de 767, matando todos os Guerreiros Z à exceção de Gohan, sendo presumível que Chichi - que a essa altura até poderia estar grávida - também tenha sido morta por eles. Ou seja, não tem como ser o Goten - a não ser que fosse um Goten oriundo de outro universo ou linha espaço-temporal, mas isso complicaria as coisas e... O Mestre Akira Toriyama não é de complicar muito as coisas não.
   Ah, também é bem pouco provável que ele seja um fusão potara, visto que um personagem resultante de um fusão desse tipo obrigatoriamente possui características físicas de ambos os personagens que se fundiram, vide o Dai Kaioshin de 15 gerações (que, na verdade, é a fusão dele com uma velha bruxa, tendo a aparência envelhecida dela), Kibitoshin (resultante da fusão do Supremo Senhor Kaioh com o seu servo Kibito) e Vegetto (fusão de Vegeta e Kakarotto), o Black não aparentando possuir qualquer característica física estranha a Goku [5].




Concluindo

   Dessas quatro hipóteses apresentadas, eu estou apostando minhas fichas nas duas últimas, mas principalmente na última - apesar de que pode perfeitamente não ser nada disso e simplesmente aparecem com alguma coisa que desconsideraria todas as coisas da franquia que estão sendo consideradas em tais hipóteses.





NOTAS

[1] O nome do personagem, até então, é Black Goku, mas, no Brasil, foi feita uma inversão para Goku Black - provavelmente porque: 1) A pronúncia fica menos "truncada"; 2) Em tempos de exageros do politicamente correto, devem ter preferido não arriscar uma tradução para "Goku negro", "Goku preto" ou "Goku sombrio". Eu poderia ter usado a tradução "Goku de preto" (porque ele está vestido de preto), mas preferi deixar da forma como a maioria do público está chamando o personagem para facilitar o entendimento.

[2] Um biomecanoide é um ser composto de biologia e tecnologia mescladas, o conceito tendo sido desenvolvido pela arte de H.R. Giger, a qual inspirou os xenomorfos da tetralogia "Alien" e a lindíssima, sexy e fatal Sil, do filme "A Experiência" (Species).

[3] Turles é o nome da personagem na versão estadunidense.

[4] No mundo de Dragon Ball, o calendário não corresponde a nenhum dos calendários do nosso mundo.

[5] Parágrafo incluído em 18 de Junho de 2016, as 21h54.





REFERÊNCIAS

Android. Disponível em: <http://dragonball.wikia.com/wiki/Android>. Acesso em: 15 Jun 2016.

Dragon Ball Timeline. Disponível em: <http://dragonball.wikia.com/wiki/Dragon_Ball_timeline>. Acesso em: 16 Jun 2016.


GUIL. H.R. Giger. Publicado em: 09 Nov 2003, 14h27. Disponível em: <http://atomo.blogspot.com.br/2003/11/if-flesh-could-crawl-my-skin-would-fall.html>. Acesso em: 15 Jun 2016.


Linha do tempo. Disponível em: <http://pt.dragonball.wikia.com/wiki/Linha_do_Tempo>. Acesso em: 16 Jun 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela leitura e pelo comentário. Assine o blog, siga-o e mantenha-se informado sobre novos textos. Até.