quarta-feira, 25 de maio de 2016

Orgulho e toalha

   Participo de alguns grupos no Facebook e no Google+ dedicados à blogosfera, com blogueiros interagindo, compartilhando dicas, divulgando seus blogs e postagens, etc. O "Blogueiros Geeks" [1], do Facebook, é um dos mais interativo, contando com algumas dinâmicas de grupo opcionais. Uma dessas dinâmicas é a "blogagem coletiva", na qual temas são mensalmente dados para que os interessados produzam algo a respeito deles. Assim como o artigo "José de Alencar e o Dia da Literatura Brasileira", este artigo é fruto da blogagem coletiva deste mês de maio, da qual resolvi participar. O tema é o Dia do Orgulho Nerd e o Dia da Toalha, comemorados ao redor do mundo em 25 de maio.







Dia do Orgulho Nerd e Dia da Toalha

   Embora venha sendo cada vez mais celebrado, recebendo mais e mais destaque midiático, o Dia do Orgulho Nerd não conta com a simpatia de todos os nerds, geeks, fanáticos por Star Wars e afins, principalmente o pessoal da velha guarda, que chegou a vivenciar o tempo onde ser nerd não rendia pepecas era legal. Há pelo menos dois motivos para isso.
   Primeiramente, o chamado Geek Pride Day, que surgiu como uma celebração menor para marcar o lançamento de Star Wars [2], ocorrido em 25 de maio de 1977, é menosprezado pela esmagadora maioria dos fãs da franquia, que prefere celebrá-la em 04 de maio. Essa preferência se dá por conta de um trocadilho existente entre uma forma de se chamar a data em Língua Inglesa e uma célebre frase da franquia. Como os anglófonos datam colocando o mês antes do dia, o que para nós é "04 de maio" para eles é "May 4th" ou "May, the fourth", isso lembrando o começo da celebre frase "May the Force be with you" (Que a Força esteja com você), motivo pelo qual há o "May the fourth be with you".




   Em segundo lugar, a celebração existente em 25 de maio surgiu como homenagem ao autor de "O Guia do Mochileiro das Galáxias", Douglas Adams, por conta do seu falecimento em 11 de maio de 2001, a data em que a homenagem foi feita pela primeira vez sendo batizada como Towel Day, isto é, Dia da Toalha [3]. Aliás, por falar em "O Guia do Mochileiro das Galáxias", você já leu o artigo "Teoria do 42"?
   Gradativamente, essa data acabou ganhando elementos externos a Douglas Adams e sua obra, seguindo a lógica de que "se gosta de O Guia do Mochileiro das Galáxias, então gosta de Star Wars, games, quadrinhos e etc", logo, por qual motivo não se comemora tudo junto? E, no fim das contas, as duas datas meio que se fundiram numa só coisa.



Orgulho de ser nerd?

   Agora, uma argumentação contra o Dia do Orgulho Nerd que chamou a minha atenção e que utilizarei de gancho para a discussão pretendida é a do Izzy Nobre (2012) do blog "Hoje é um Bom Dia". Nela, ele chama a atenção para o fato de que "movimentos de valorização ou de 'orgulho' por alguma coisa são geralmente reacionários a rejeição popular daquilo que se afirma sentir orgulho", exemplificando com o Black Pride, surgido nos EUA em reação à sub-cidadania, segregação racial e falta de direitos civis dos negros, e com o "orgulho gay", que surgiu em reação à falta de direitos civis da comunidade gay.
   Ainda no artigo "Dia do orgulho nerd: parem com isso", Izzy lembra que os nerds já foram oprimidos, mas que agora é legal ser nerd, dizendo que o termo em questão deixou de ser um palavrão, que ser nerd é uma commodity e não uma desvantagem, não havendo motivo para tal "orgulho". Ele também dá outros dois motivos anti-orgulho nerd: A besteira que é você se orgulhar por preferências pessoais, no caso, gostar de quadrinhos e ficção científica; e que é muito fácil ser nerd na atualidade, noutros tempos sendo necessário ser o cara que se sentava na frente na sala de aula, se dava bem em todas as matérias, ser fanático por videogames, ter contato com a internet e estar por dentro da cultura pop.


Os nerds se vingaram! Será?

   Então, eu concordo com ele numa série de coisas e discordo de outras. É realmente muito mais fácil de ser positivamente definido como nerd ou geek nos dias de hoje, para isso quase que bastando apenas jogar videogames e gostar ou odiar os filmes e séries "de super-heróis", fantasia, fantasia científica e ficção-científica. Os quadrinhos podem entrar na fórmula, mas, por incrível que pareça, deixaram de ser uma exigência na medida em que se tornou comum você se deparar com autoproclamados nerds que sequer leram uma HQ na vida. Quanto ao conhecimento técnico a respeito de algo ou o vício em informação, bem, isso também já não é mais tão exigido.
   E é nesse ponto que surge a principal discordância. Na medida em que "as definições de nerd foram atualizadas" (ou distorcidas), você não tem, na verdade, uma aceitação daquilo que é ser nerd, mas sim uma assimilação de algumas coisas, as outras sendo deixadas exatamente onde estavam, isto é, na zona da rejeição. Não posso falar pela realidade do Canadá, dos EUA ou de outros países, apenas da do Brasil e, no nosso país, o que se observa é o crescimento do já instalado culto à ignorância, onde cada vez mais pessoas se orgulham de ser ignorantes, de não saber das coisas, hostilizando quem sabe, tomando como verdade o conteúdo de uma tirinha ou meme ao mesmo tempo em que despreza a palavra de quem é especialista no assunto - e, nesse contexto, o termo nerd facilmente pode ser utilizado em tentativas de ofensa [4] [5].
   Quanto a ser besteira você se orgulhar de escolhas e gostos pessoais, discutirei isso na próxima seção.



"Sentimento de grande satisfação por algo"


   Essa é a definição básica de orgulho, que também possui uma definição negativa, associada ao excesso de vaidade, de amor-próprio, à soberba. Note que não há qualquer especificação sobre aquilo que pode ou não ser motivo de grande satisfação, de modo que absolutamente qualquer coisa - e mesmo pessoas - podem ser aquilo pelo qual alguém sente uma grande satisfação.
   Agora, é bobeira você se orgulhar por gostos e escolhas pessoais? Não, não é. Primeiro que a palavra "gosto" esta relacionada à "satisfação", afinal de contas, se você gosta de algo/alguém é porque esse algo/alguém te satisfaz de alguma forma, não? Segundo que o orgulho é um sentimento de grande satisfação e sentimentos são subjetivos, de modo que você pode sentir grande satisfação após ler o único número de determinada HQ e confirmar que o seu suado dinheirinho não foi gasto à toa, mas o teu amigo pode ter ficado muito insatisfeito com a mesma HQ.
   Finalmente, você pode perfeitamente se sentir muito satisfeito ou não por determinada escolha feita e pelas consequências decorrentes dela. Aliás, é relativamente comum vermos na ficção personagens questionando as suas escolhas e se as coisas teriam sido melhores caso tivessem feito outras - isso é uma demonstração de insatisfação com as próprias escolhas e, se isso pode ocorrer, logo, pode haver uma satisfação e uma grande satisfação.


Aí está o Shrek, que não me deixa mentir.

   Aliás, também é comum que aconteça de o personagem ser transportado para uma realidade alternativa ou para o passado e, então, descobrir que sua vida não era ruim, enfim retornando a ela e passando a se sentir orgulhoso das escolhas que o levaram a tal situação. A única diferença disto para a vida real é que, quando questionamos nossas próprias escolhas, nós não somos transportados para realidades alternativas nem para o passado, mas acabamos ou fazendo novas escolhas ou nos satisfazendo e mesmo nos orgulhando daquelas que já foram feitas.


Concluindo

   No dia 25 de maio são comemoradas duas datas, o Dia do Orgulho Nerd e o Dia da Toalha, você sendo livre para comemorar apenas uma delas ou as duas, também sendo livre para sentir-se muito satisfeito por ser nerd - e, para encerrar, deixo ai a tradução do bem humorado Manifesto Geek, que foi publicado pela primeira vez no jornal espanhol El Mundo del Siglo Veintiuno, em 2006, quando se deu o primeiro Dia do Orgulho Nerd:


Direitos


  1. O direito de ser ainda mais geek.
  2. O direito de não deixar a sua casa.
  3. O direito de não gostar de futebol ou qualquer outro esporte.
  4. O direito de se associar com outros nerds.
  5. O direito de ter poucos amigos (ou nenhum).
  6. O direito de ter tantos amigos nerds quanto quiser.
  7. O direito de estar fora de moda.
  8. O direito de estar acima do peso e míope.
  9. O direito de mostrar a sua nerdice.
  10. O direito de dominar o mundo.




Responsabilidades


  1. Ser um geek, não importando de que maneira.
  2. Tente ser mais nerd do que qualquer um.
  3. Se há uma discussão sobre algo de geek, você deve dar a sua opinião.
  4. Salvar e proteger todo o material geek.
  5. Faça tudo que puder para mostrar o material geek como um "museu da nerdice".
  6. Não ser um geek generalizado. Você deve se especializar em alguma coisa.
  7. Assistir a cada filme nerd na noite de abertura e comprar todos os livros de geek antes de qualquer pessoa.
  8. Esperar na fila em cada noite de abertura. Se você puder ir fantasiado ou pelo menos com uma camiseta relacionada, ainda melhor.
  9. Não desperdice seu tempo em qualquer coisa não relacionada com o domínio geek.
  10. Tente dominar o mundo!






NOTAS

[1] Caso queira participar do grupo, saiba que ele possui regras e gostamos que elas sejam seguidas para o bem da organização da microssociedade nele estabelecida, portando, estar por dentr

[2] Posteriormente, o filme foi renomeado como "Star Wars - Episode IV: A New Hope".

[3] A toalha é um elemento importantíssimo dentro do universo de "O Guia do Mochileiro das Galáxias", sendo tratado como indispensável a qualquer mochileiro.

[4] Exemplo. Agora em maio, eu comentei numa página sobre determinado erro no texto da publicação, chamando a atenção para a diferença entre  "quanto" e "quando". Um indivíduo apareceu comentando em resposta que eu deveria guardar a informação para mim, tentando me ofender com o termo "nerd" (risos). 

[5] Aqui, surgem questões interessantes que, por não serem o propósito deste artigo, serão levantadas como nota (e quem quiser falar sobre, fale): 1) Esse culto brasileiro à ignorância, que praticamente reproduz a frase popular "não sei, não quero saber e tenho raiva de quem sabe", estaria de alguma forma associado à ascensão do pouco culto e pouco escolarizado Luís Inácio "Lula" da Silva à presidência da República? 2) O governo populista de mais de 13 anos teria de alguma forma disseminado a ideia de que ser ignorante é bom, meio que como um movimento de orgulho baseado na rejeição das classes historicamente desprovidas de oportunidades de escolarização e cultura? 3) Considerando o crescimento da comunidade evangélica e de iniciativas educacionais que flertam com o ensino do criacionismo como ciência nas escolas (e com o fim do ensino do evolucionismo e outras coisas), isso teria a ver com a oposição entre ciência e religião?





REFERÊNCIAS

ELLIS, Nick. Entenda por que o Dia do Orgulho Nerd não existe e o que é o Dia da Toalha. Publicado em: 25 Mai 2011. 12h30. Atualizado em: 11 Mai 2012. 11h57. Disponível em: <http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2011/05/entenda-porque-o-dia-do-orgulho-nerd-nao-existe-e-hoje-e-o-dia-da-toalha.html>. Acesso em: 16 Mai 2016.

H2G2 Editors. The First Towel Day. Publicado em: 16 Mai 2001. Disponível em: <http://h2g2.com/edited_entry/A557093>. Acesso em: 16 Mai 2016.

HAMANN, Renan. 25 de maio! É hora de celebrar o 'Dia do Orgulho Nerd'. Publicado em: 25 Mai 2015. 13h20. Disponível em: <http://www.tecmundo.com.br/nerd/80455-25-maio-hora-celebrar-dia-orgulho-nerd.htm>. Acesso em: 16 Mai 2016.

NOBRE, Izzy. "Dia do orgulho nerd": parem com isso. Publicado em: 25 Mai 2012. Disponível em: <http://hbdia.com/dossie-hbd/dia-do-orgulho-nerd-parem-com-isso/>. Acesso em: 16 Mai 2016.

THE NERDISTA. Geek Pride Day: The Geek Manifesto. Publicado em: 25 Mai 2011. Disponível em: <http://www.thenerdista.com/geek-pride-day-the-geek-manifesto/>. Acesso em: 25 Mai 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela leitura e pelo comentário. Assine o blog, siga-o e mantenha-se informado sobre novos textos. Até.