sábado, 21 de maio de 2016

Dia do profissional de Letras: Algumas informações

   Como tem tempo que eu não faço nenhum artigo sobre alguma data, resolvi falar do Dia do Profissional de Letras apenas porque, bem, porque eu sou formado na área e 21 de maio também é o meu dia, oras. Na verdade, não vou falar sobre, apenas das algumas informações relacionadas à data e à área.





   A primeira delas é que neste dia também se comemora o Dia da Língua Nacional - que, no caso do Brasil, caso alguém realmente não saiba, é a Língua Portuguesa, mas, como a nossa língua é comemorada em data própria, no caso, no dia 10 de junho, a ênfase no dia 21 de maio fica mesmo na comemoração do Dia do Profissional de Letras.
   Já a segunda informação, bem, ela é mamilesca. Diferentemente do que muita gente pensa e difunde, principalmente por meio de piadas e memes, o curso de Letras não pertence à área de Ciências Humanas. Não, você não leu errado, o curso de Letras não pertence à área de Ciências Humanas - ao menos não no Brasil, ainda não tive me dei tempo para pesquisar sobre o enquadramento do curso noutros países, mas, de norte a sul e de leste a oeste do nosso país, o curso pertence a outra área.
   Antes de tudo, faz-se necessário esclarecer que a Ciência ou o Conhecimento é organizado em áreas e que a classificação delas


(...) tem finalidade eminentemente prática, objetivando proporcionar às instituições de ensino, pesquisa e inovação uma maneira ágil e funcional de sistematizar e prestar informações concernentes a projetos de pesquisa e recursos humanos aos órgãos gestores da área de ciência e tecnologia. (CAPES. 2014)


   Tal classificação se dá em quatro níveis hierárquicos, onde as Grandes Áreas (1º nível) abrangem as Áreas do Conhecimento ou Áreas Básicas (2º nível), que são segmentadas em Subáreas (3º nível), estas últimas abrangendo Especialidades (4º nível). Agora, quais as nove Grandes áreas?


1 - Ciências Exatas e da Terra;
2 - Ciências Biológicas;
3 - Engenharias;
4 - Ciências da Saúde;
5 - Ciências Agrárias;
6 - Ciências Sociais Aplicadas;
7 - Ciências Humanas;
8 - Linguística, Letras e Artes;
9 - Multidisciplinar.

   Antes de prosseguir, é curioso que muitos dos que tratam Letras como sendo "de humanas" também tratem o Direito como sendo de tal área e a Economia como sendo "de exatas", quando, na verdade, tanto o Direito quanto a Economia encontram-se classificados como Ciências Sociais Aplicadas...
   Aliás, esse problema de saírem atribuindo os cursos para as áreas da forma como bem entendem é muito similar ao fato de que muitos professores que nunca nem procuraram ler uma NBR que fosse passam trabalhos seguindo normas que... Não existem!
   Mas, voltando ao assunto. Dentro da Grande Área de Ciências Humanas nós encontramos nove Áreas Básicas: Filosofia, Teologia, Sociologia, Antropologia, Arqueologia, História, Geografia, Psicologia, Educação e Ciência Política. Como você pode ver, Letras não se encontra entre elas, pois está na Grande Área de Linguística, Letras e Artes, a qual é constituída pelas Áreas Básicas de, pasmem, Linguística, Letras e Artes.




   Claro, os cursos de Letras Licenciatura contam com coisas da área de Educação, mas elas são complementares, não enquadrando tais cursos em Ciências Humanas da mesma forma que o fato de os cursos de Pedagogia contarem com coisas relacionadas a Letras, por exemplo, não os torna pertencentes à Grande Área de Linguística, Letras e Artes.
   Sobre as faculdades de Letras que trazem Ciências Humanas no nome, como a Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas e Letras da Universidade de São Paulo (USP), isso se deve ao fato de a mesma ser anterior à organização da Tabela de Áreas do Conhecimentos pelo CAPES, tabela essa que tem validade em toda e qualquer Instituição de Ensino Superior (no mínimo), incluindo a USP, mas eu espero poder falar mais sobre o assunto noutro momento.
   Agora, para finalizar, se você já se perguntou ou ainda se pergunta qual o nome que se dá ao profissional de Letras, sugiro a leitura do artigo que eu fiz em 2014 para o blog "Equinócio das Letras": Quem se forma em Letras é o quê?





REFERÊNCIAS

CAPES. Tabela de Áreas do Conhecimento/Avaliação. Publicado em: 01 Abr 2014, 17h54. Atualizado em: 20 Out 2014, 12h27. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/avaliacao/instrumentos-de-apoio/tabela-de-areas-do-conhecimento-avaliacao>. Acesso em: 21 Mai 2016.

CAPES. Tabela de Áreas do Conhecimento/Avaliação (PDF). Disponível em: <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/TabelaAreasConhecimento_072012.pdf>. Acesso em: 21 Mai 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela leitura e pelo comentário. Assine o blog, siga-o e mantenha-se informado sobre novos textos. Até.