segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Teoria do 42

   Um questionamento que, talvez, muitos fãs de "O guia do mochileiro das galáxias" se façam seja: Por que 42? Para quem não sabe, esse número é a resposta para a pergunta fundamental da vida, do universo e tudo mais. Pergunta essa que ninguém sabe qual é. Pois bem, eu sei o porquê de 42 ser essa resposta. Claro, tem um pouco de forçação de barra (mais por graça mesmo), mas, no fim das contas, faz muito sentido.







   Basicamente, o livro em questão, sob determinada perspectiva, trás a história de um homem adulto que conhece uma mulher adulta que muito o agrada, mas que, inicialmente, não conseguem ficar juntos por ele não ser desprendido o suficiente para largar tudo e ir com ela para qualquer canto do mundo.

   Ironicamente, um viés do autor do livro destino fez com que ambos fossem exatamente os dois únicos seres humanos salvos da destruição da Terra e, em uma chance em sabe-se lá quantos bilhões, acabaram se trombando em pleno espaço sideral, passando a viajar na mesma espaçonave (roubada pelo próprio Presidente da Galáxia), tendo por destino certo planeta lendário.





   No decorrer disso tudo, ele passa por uma série de obstáculos de aproximação dela e de criação de coragem, até que, finalmente, ele consegue dizer o que sente, exatamente quando está tendo o cérebro quase extraído pelos dois ratos, digo, pelos dois seres pandimensionais hiper-inteligentes que deram início à toda a confusão do livro para a obtenção da resposta para a questão fundamental do universo, ele propondo algumas possíveis questões para as quais 42 é a resposta - a última das quais (quantos caminhos é preciso trilhar?) chega a agradar aos ratos, digo, seres pandimensionais hiper-inteligentes - e declarando-se à sua amada.

   - Ok, Leno, esse resumo da história do livro e do filme até que passa, mas e a razão de o número 42 ser a resposta para a questão fundamental de tudo?

   Então, leitor, após propor questões, o protagonista declara que a única questão dentre as várias em sua mente para a qual ele sempre quis resposta é "se é ela", a resposta sendo "sim", ou melhor, "yes". Acontece que, segundo a numerologia mais conhecida, onde cada letra do alfabeto possui uma equivalência numérica, as letras dessa palavrinha do Inglês respectivamente equivalem a 7, 5 e 1. Ao deixarmos o 7 intocado e somarmos os dois últimos números, temos 7 e 6... E a primeira questão que Arthur Dent propõe é: "quanto é 7 vezes 6?".





   Não entendeu o porquê de 42 ser a resposta da vida, do universo e tudo mais? Ora, invertendo-se o número em questão, obtém-se 24, que, no jogo do bicho, é o número correspondente ao veado, animal erroneamente associado aos homossexuais masculinos no Brasil e que, por extensão, também são associados ao número 24. O que homossexuais tem a ver com a questão?
   Simples, como bem sabemos e, tal como um casal [1] de lésbicas, um casal de homossexuais masculinos [2] não pode se reproduzir sexualmente - ao menos não pela maneira tradicional e biologicamente normativa. Portanto, podemos dizer que o 24 corresponderia à homossexualidade (sobretudo à masculina) e, por extensão, à não reprodução pelos meios tradicionais, de modo que o seu inverso, 42, corresponderia automaticamente à heterossexualidade e, por extensão, à reprodução sexual pelos métodos tradicionais.



Jogo do bicho.


   E caso a Terra não tivesse sido reconstruída, com todos os seus habitantes no devido lugar, a reprodução sexual seria exatamente o que o casal de sobreviventes teria que fazer para perpetuar a espécie humana, desprovida de um planeta próprio. Isso nos remetendo tanto a Ló e suas duas filhas [3], quanto a Noé e sua arca com animais, sementes, sua esposa, seus filhos e noras, consequentemente nos remetendo a mais óbvia as interpretações daquele que é considerado o primeiro de todos os mandamentos bíblicos: "crescei e multiplicai-vos".
   Ou seja, a questão fundamental para a vida, o universo e tudo o mais seria "é ela(e)?", a resposta sendo yes (sim), 42. Porém...
   ...Como diabos Douglas Adam, autor de "O Guia do Mochileiro das Galáxias" (The Hitchhiker's Guide to the Galaxy), sabia que 24 é o número do veado no jogo do bicho e que veado é relacionado com a homossexualidade masculina, se essa associação só se dá no Brasil? Não faço a menor ideia, mas 42 em Inglês é forty-two, sendo que também poderia (não é, mas poderia) ser grafado forti-two e, nesse caso, teríamos "four" (quatro), "ti" - segundo Harper, é o nome da sétima nota da escala musical até 1849, anteriormente (1839) sendo chamada "te", substituindo, nos EUA e no Reino Unido, "si" para evitar confusão com "so", "sol" - e "two" (dois), ou seja, 4, 7 e 2, o que também acaba dando 6 x 7, isto é, 42. Agora, por qual motivo fico insistindo em reduzir a associação numérica a essa multiplicação?
   Não é simples forçação de barra. A princípio até era, porque Arthur Dent faz uso dessa multiplicação, mas depois eu vi que... Na tabela numerológica mais conhecida, as letras às quais correspondem os números 6 e 7 respectivamente são "F-O-X" e "G-P-Y", das quais interessam aqui apenas as duas últimas, "X" e "Y", ou seja, fêmea e macho, reprodução. E não é o sentido (objetivo) da vida, de acordo com a biologia, a reprodução? Sendo assim, a resposta para a vida, o universo e tudo mais tem a ver com isso, com reprodução.





   Claro, a obra pode ser entendida como tratante da busca da felicidade, sendo que o alcance da felicidade (ou a alimentação constante do sistema de recompensas) também vem sendo apontado pela biologia como o sentido da vida, mas o fato é que uma das formas de se fazer isso, segundo a mesma área científica, é por meio do sexo, daí a questão fundamental para Arthur Dent - e, no fim das contas, o sexo enquanto meio de obtenção de prazer e o sexo para fins de reprodução, bem como o amor [4], estão todos encerrados na significância do 42.





NOTAS

[1] "Casal" e não "par" porque casal vem do Latim casalis, "referente a uma casa", a partir de casa, "vivenda pobre", ou seja, casal tem a ver com morar junto. 

[2] Eu adoraria utilizar livremente o termo lusófono brasileiro "viado", com "i" mesmo, uma vez que acho o termo gay, muito embora tenha sido internacionalizado, um anglicismo desnecessário. Isso porquê, como já expliquei no artigo "Você se ofendeu ou foi ofendido?", não é determinada palavra a responsável automática pela ofensa, mas sim coisas como a intenção, o tom de voz e o contexto, até mesmo um nome próprio podendo ser utilizado para ofender. Todavia...

[3] Únicos sobreviventes da destruição de Sodoma, Gomorra e outras duas cidadezinhas e que, como elas acreditavam serem eles os únicos humanos em todo o mundo, reproduziram-se, originando dois povos distintos e aparentados, os moabitas e os amonitas.

[4] No caso de Dent, um amor monogâmico.






REFERÊNCIAS

HARPER, Douglas. Gamut (n.). In:___. Online Etymology Dictionary. 2001 - 2016. Disponível em: <http://www.etymonline.com/index.php?term=gamut&allowed_in_frame=0>. Acesso em: 15 Fev 2016.

HARPER, Douglas. Ti. In:___. Online Etymology Dictionary. 2001 - 2016. Disponível em: <http://www.etymonline.com/index.php?term=ti&allowed_in_frame=0>. Acesso em: 15 Fev 2016.

ORIGEM DA PALAVRA. Casal. Publicado em: 12 Mai 2011. Disponível em: <http://origemdapalavra.com.br/site/palavras/casal/>. Acesso em: 15 Fev 2016.

SZKLARZ, Eduardo. Os 7 maiores mistérios do universo: "Qual é o sentido da vida?". In: SUPERINTERESSANTE. 316 ed. Mar 2013. Disponível em: <http://super.abril.com.br/ciencia/os-7-maiores-misterios-do-universo-qual-e-o-sentido-da-vida>. Acesso em: 15 Fev 2016. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela leitura e pelo comentário. Assine o blog, siga-o e mantenha-se informado sobre novos textos. Até.