segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Semana do Japão no Amapá 2016

   Acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de janeiro, no Museu Sacaca (Av. Feliciano Coelho, 1509 - Trem, Macapá), a Semana do Japão no Amapá. O evento, que terá entrada franca, está sendo organizado pelo Consulado do Japão em Belém, pelo Governo do Estado do Amapá [1] e pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá - IEPA, com o apoio da AMCEL, da Associação Nipo-Brasileira do Amapá - ANIBRAP, do Colégio Intergenius e da Amazônia Típica.



   Segue a programação do evento:



Dia 26 de Janeiro

10h30 - 12h00 -> Demonstração/oficina de: Origami (dobradura de papel).

11h00 - 12h00 -> Demonstração/oficina de: taiko (tambor japonês).

15h30 -> Cerimônia de abertura.

Na sequência -> Palestra "120 anos de estabelecimento das relações diplomáticas entre Japão e Brasil e a relação bilateral", ministrada pelo principal cônsul do Japão, o Sr. Masahiko Kobayashi.



Dia 27 de Janeiro

09h00 - 10h00 -> Demonstração/oficina de: Shuji (arte da caligrafia).

09h00 - 10h30 -> Demonstração/oficina de: Bon-odori (dança folclórica japonesa); taiko (tambor japonês); mangá (quadrinhos japoneses).

10h30 -> Apresentação sobre as bolsas de estudo oferecidas pelo Governo do Japão [2].

10h30 - 11h30 -> Demonstração/oficina de: Shuji (arte da caligrafia).

14h30 - 15h30 -> Demonstração/oficina de: Taiko (tambor japonês); shuji (arte da caligrafia).

14h30 - 16h00 -> Demonstração/oficina de: Bon-odori (dança folclórica japonesa); yukata (roupa de banho); ikebana (arranjo floral).

16h00 - 17h00 -> Demonstração/oficina de: taiko (tambor japonês); shuji (arte da caligrafia).

16h00 - 17h30 -> Demonstração/oficina de: origami (dobradura de papel); ikebana (arranjo floral).

17h00 - 18h00 -> Demonstração/oficina de: shuji (arte da caligrafia).





Dia 28 de Janeiro

09h00 - 10h00 -> Demonstração/oficina de: taiko (tambor japonês); shuji (arte da caligrafia).

09h00 - 10h30 -> Demonstração/oficina de bon-odori (dança folclórica japonesa).; yukata (roupa de banho).

10h30 - 11h30 -> Demonstração/oficina de: shuji (arte da caligrafia).

10h30 - 12h00 -> Demonstração/oficina de: mangá (quadrinhos japoneses).

14h30 - 16h00 -> Demonstração/oficina de: mangá (quadrinhos japoneses); ikebana (arranjo floral).



   O evento conta ainda com uma página no Facebook, Semana do Japão - Amapá 2016, e outras informações podem ser obtidas com a Associação Nipo-Brasileira do Amapá, a AMCEL e o Consulado do Japão em Belém.






Bon-odori


   A dança folclórica japonesas faz parte de uma período de homenagens aos espíritos dos antepassados que corresponde ao Dia de Finados no Ocidente. Em tal ocasião, as pessoas confraternizam por meio dessa dança, acreditando que os espíritos também participam desse momento.






Ikebana

   Atualmente voltada para a decoração de interiores e praticada como um agradável passatempo, a arte dos arranjos florais já foi prática empreendia por samurais e emprega materiais naturais, possuindo inúmeros estilos pelo mundo.





Mangá

   Eu diria que este aqui dispensa maiores apresentações, mas, vamos lá. "Mangá" é a designação japonesa [3] para as suas histórias em quadrinhos e o veículo de transmissão, isto é, o gibi. Desde a revolução empreendida por Osamu Tezuka (autor de, entre muitos outros, Astro Boy), baseado nos desenhos da Disney, que os personagens dos mangás são tradicionalmente feitos com olhos muito grandes, bem definidos e cheios de brilho, tudo para que possam transmitir maior emoção.






Origami


   A palavra, traduzida como "dobradura de papel", se origina do verbo japonês oru (dobrar) e do substantivo kami (papel) [4]. Atualmente, além de ser transmitido nas escolas, o origami também é um dos exercícios praticados - com excelente resultado - por portadores de necessidades físicas de idade.





Shuji

   A arte da caligrafia japonesa, sendo feito com tinta e pincel especial. Constitui-se num mecanismo de grande importância para a compreensão do ideograma japonês, uma vez que se aprende a escrever corretamente com base na amostra.





Taiko

   O tambor japonês é um instrumento de percussão tocado com a mão ou com uma baquete, mas sempre exigindo que o músico tenha habilidade rítmica e preparo físico para sustentar batidas homogêneas e obter um som satisfatório.





Yukata 

   Vestimenta japonesa informal de verão, o yukata (literalmente "roupa de banho") é usado após o banho por homens, mulheres e crianças. Nos festivais de verão (matsuri), é comum encontrar pessoas usando yukata, sendo que a vestimenta continua sendo usada em hotéis tradicionais (ryokan) e estações de águas termais (onsen) japoneses.












NOTAS

[1] Não apoio o atual Governo do Estado do Amapá, só pra constar/lembrar.


[2] Segundo a Embaixada do Japão no Brasil, o Governo Japonês, por meio do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT), oferece seis tipos de bolsas de estudo em universidades japonesas para brasileiros: Escola técnica, pesquisa, graduação, curso profissionalizante, treinamento de professores e cultura & língua japonesa.  As inscrições para as quatro primeiras ocorrem entre os meses de abril e junho, enquanto as para as duas últimas se dão entre janeiro e fevereiro. Ah, a Embaixada do Japão somente recebe inscrições de residentes no Distrito Federal e nos estados de Goiás e Tocantins, os residentes dos demais estados devendo procurar o Consulado Geral do Japão de sua região. Para a Região Norte, o Consulado do Japão em Belém recebe inscrições de residentes nos estado do Amapá, Maranhão, Pará e Piauí, enquanto o Consulado do Japão em Manaus recebe a inscrição dos residentes no Acre, no Amazonas, em Rondônia e em Roraima. Na Região Nordeste, o Consulado do Japão em Recife recebe a inscrição dos residentes de sete dos nove estados da região (só não do Maranhão e do Piauí). Na Região Sudeste, o Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro e o Centro Cultural e Informativo recebem inscrições dos residentes do Espírito Santo, de Minas Gerais (exceto do Triângulo Mineiro) e do Rio de Janeiro, enquanto o Consulado-Geral do Japão em São Paulo recebe a inscrição dos residentes do Moto Grosso, do Mato Grosso do Sul, de São Paulo e do Triângulo Mineiro. Por fim, na Região Sul, o Consulado-Geral do Japão em Curitiba recebe inscrição dos residentes dos três estados, enquanto o Escritório Consular do Japão em Porto Alegre só recebe a dos residentes no Rio Grande do Sul. 

[3] A coreana é manhwa e a chinesa é manhua.


[4] Não confundir com kami (espírito, divindade). A pronúncia e a escrita em romanji (caracteres latinos) é a mesma, mas a escrita ideogramática não é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela leitura e pelo comentário. Assine o blog, siga-o e mantenha-se informado sobre novos textos. Até.