quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Um olhar sobre The Cold Light of Day

   Na segunda-feira, 16 de novembro, a Globo exibiu o filme "Fuga Implacável" ("The Cold Light of Day" [1], no original, em inglês, cuja tradução seria "A Gélida Luz do Dia" ou "A Luz Gélida do Dia" ou "A Luz Fria do Dia" - eu prefiro a primeira e a terceira, que soam mais eufônicas) na Tela Quente e, como eu não havia visto tal filme ainda - embora ele seja de 2012, achei que seria uma boa ver.






   Entretanto, esse filme dirigido por Mabrouk el Mechri e tendo Henry Cavill, Bruce Willis e Sigourney Weaver no elenco não é assim tão atrativo, a trama se desenvolvendo numa velocidade e de um jeito que a tornam quase sem pé nem cabeça. Não que as reviravoltas não sejam interessantes, mas tudo é muito facilmente resolvível e fica a sensação de que etapas foram puladas.





   Enfim, além do pouco aproveitamento feito de um ator como Bruce Willis [2], o que mais me chamou a atenção no filme foram duas cenas que, juntas, não apenas resumem o filme, como atuam como gancho para uma provável continuação.
   A primeira dessas cenas se dá logo no começo do filme, quando o protagonista, Will Shaw, se encontra num balcão do aeroporto espanhol onde desembarcou e indaga a uma entendente sobre o paradeiro das suas malas [3], os seus olhos estando cobertos por uma faixa branca horizontal [4].
   A segunda cena, por sua vez, é a última, quando, após todo o desenrolar da trama, Will se encontra no hospital, observando, pela janela do quarto, a sua acamada meia-irmã por parte de pai conversando com seu irmão mais novo, Josh Shaw (Rafi Gavron), e sua mãe, Laurie Shaw (Caroline Goodall). Enquanto ele faz isso, seus olhos, visíveis por entre uma fresta da cortina persiana, são destacados pela câmera.
   E o que isso tem de mais? O filme basicamente conta como Will Shaw se reúne com a família na Espanha e esta é sequestrada, ele descobrindo que seu pai, Martin Shaw (Bruce Willis), é um agente da CIA e passando a tentar resgatar sua mãe, irmão e cunhada, seu pai sendo morto no processo e ele descobrindo a existência de sua meia-irmã - que muito o ajuda na resolução da trama.



Willis e Weaver.

   Ele tem a ver com espionagem e sobre como o filho mais velho de um espião sucede o pai na profissão, havendo pelo menos duas deixas sobre isso no filme: A primeira é quando, numa conversa com sua meia-irmã sobre a vida do pai, Will diz ser um consultor de negócios e ouve que Martin dizia ser um; a segunda é o conjunto das duas cenas anteriormente descritas, pois, na primeira, a mensagem transmitida é de que o protagonista não é um espião ainda, pois não observa nada tendo os olhos ocultados, a outra cena, por sua vez, passando a mensagem de que ele já é um espião, tanto no sentido de a situação do sequestro de sua família e a descoberta da vida oculta de seu pai ser uma espécie de batismo de fogo, quanto no sentido de ter - no seu íntimo - aceitado o convite feito pelos agentes da CIA (um pouco antes de ele entrar no hospital) para ingressar na agência.
   E, apenas para corroborar isso, equivalente inglês do verbo português "espiar", isto é, spy, também possui o sentido de "observar". Além disso, Harper (2001-2015) nos diz que esse verbo encontra registro em meados do século XIII, significando "observar furtivamente" e sendo oriundo do Antigo Francês espiier, significando "observar, observar furtivamente, espionar, descobrir" e sendo, por sua vez, oriundo ou do Frâncico ou de outra fonte germânica.
   Por fim, uma curiosidade. O título genérico em Português dado ao filme aparentemente tem mais a ver com ele do que o título original, em Inglês, afinal de contas, o que diabos "A Luz Fria do Dia" tem a ver com o filme? É o nome de uma Organização? De uma arma? De um segredo? Não, nada disso. Porém, essa desconexão é só aparente mesmo, pois, na Língua Inglesa, existe a expressão idiomática "in the cold light of day", que tem o seguinte significado:


Se você pensa sobre algo na luz fria do dia, você pensa sobre isso clara e calmamente, sem as emoções que tinha na hora em que aconteceu, e você frequentemente se sente arrependido ou envergonhado sobre isso.


   O exemplo dado pelo site cambridge.dictionary.org exemplifica isso da seguinte forma: "The next morning, in the cold light of day, Sarah realized what a complete idiot she had been", isto é, "Na manhã seguinte, na luz fria do dia, Sara percebeu que completa idiota ela tinha sido". E o que isso tem a ver com o filme? Tudo, já que fica visível a existência de um conflito, desentendimento ou falta de diálogo entre Will Shaw e seu pai, Martin, o final do filme dando a entender - além do possível aceite para se tornar agente - que o protagonista parou para pensar mais calma e claramente sobre isso enquanto observa sua família no quarto do hospital.





NOTAS

[1] Existe pelo menos outro filme com o mesmo título, sendo mais antigo (1996) e cuja sinopse é facilmente relacionável com esse filme de 2012, mas só me arriscarei a escrever algo mais depois de ver.

[2] Claro, o papel do Bruce Willis é mais simbólico do que qualquer outra coisa no filme, como que transmitindo (ou tentando) a mensagem de que a velha guarda dos filmes de ação, representada por ele, deixa lugar para a nova, representada por Henry Cavill.

[3] Também é curioso como o filme começa com Will Shaw procurando saber sobre o paradeiro de suas malas - que não chegaram a sair de São Francisco, nos EUA - e depois passa a maior parte do filme atrás de uma mala roubada pelo seu pai, no final do mesmo se mostrando curioso sobre o conteúdo real da mesma. Aliás, depois que o filme acabou, fiquei pensando se as malas teriam permanecido nos EUA porque a Agência as teria confiscado para saber se entre elas não se encontrava a mala roubada por Martin Shaw.

[4] Essa faixa era algo do balcão, parte da estrutura dele, se bem me lembro.






REFERÊNCIAS

HARPER, Douglas. Spy (v.). 2001-2015. In:___. Online Etymology Dictionary. Disponível em: <http://www.etymonline.com/index.php?allowed_in_frame=0&search=spy&searchmode=none>. Acesso em: 19 Nov 2015.

"In the cold light of day" in British English. Disponível em: <http://dictionary.cambridge.org/dictionary/english/in-the-cold-light-of-day>. Acesso em: 19 Nov 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela leitura e pelo comentário. Assine o blog, siga-o e mantenha-se informado sobre novos textos. Até.