quarta-feira, 4 de março de 2015

O significado do Caracol em "Hora de Aventura"

     Dentre os diversos mistérios acerca do desenho animado Hora de Aventura (Adventure Time), um ainda persistente (pois outros, como o do pai de Finn, por exemplo, já foram solucionados) é a presença constante do caracol (Snail), personagem que, na maior parte das vezes, é um mero figurante, aparecendo em quase todos os episódios, a exceção de três: o episódio Piloto, The Wand e Food Chain.





     Há quem diga que o Caracol seja muito mais antigo do que aparenta ser, uma vez que aparece em episódios situados no passado longínquo, como em Simon & Marcy, mas outros afirmam que se trata de vários caracóis espalhados pelo mundo de Ooo. De qualquer forma, especulo que exista um significado convincente e plausível para a existência dessa personagem e sua constante aparição no desenho animado.
     Para entender esse significado, é preciso conhecer dois simbolismos, o do caracol:


Geralmente um símbolo lunar associado aos processos cíclicos ou periódicos na natureza. Ao sair e entrar em sua concha, o caracol é indicativo de uma eterna volta para o lar. O caracol também é associado ao simbolismo sexual da vulva; os astecas consideravam que ele era um símbolo de concepção, gravidez e nascimento. (CONNEL; AIREY. 2011. p.216)


     E o da espiral:

A espiral no sentido horário começa do meio e simboliza a água, o poder, o movimento independente e a migração. Um dos símbolos mais importantes e antigos; é o mais comum de todos os temas decorativos em todas as culturas. Como uma linha aberta e flutuante, ela sugere a extensão, a evolução e a continuidade. (CONNEL; AIREY. 2011. p.232)


     Assim, e considerando que o mundo de Ooo e as estórias de Jake e Finn se situam num período pós-apocalíptico, cujo marco é a Guerra dos Cogumelos, bem como que os humanos estão praticamente extintos, havendo quase que somente seres cuja origem provavelmente está ligada às mutações provocadas pela radiação, pode-se dizer que o significado do Caracol e sua concha (pois, em alguns episódios, somente ela é vista) diz respeito à ciclicidade, à continuidade e à evolução, certo? Vejamos
     O Caracol quase sempre aparece como na imagem postada no começo do texto, isto é, voltado para a esquerda de quem vê e acenando com a mão direita, enquanto a esquerda permanece baixa. Eu não me recordo de um episódio no qual ele apareça fazendo isso ao contrário, isto é, voltado para a direita de quem vê e acenando com a mão esquerda.
     Isso é importante por um motivo simples: quando aparece assim, a concha do Caracol está em sentido anti-horário (considerando que o começo da espiral se dê no centro), o que, considerando Connel e Airey (2011. p.232), indicaria abreviação, involução e estagnação ou ruptura. Entretanto, pode-se considerar que o braço direito sempre erguido para acenar indicaria que, na verdade, o que deve ser levado em consideração é o outro lado da concha, cuja espiral encontra-se em sentido horário.




     Portanto, é plausível que o Caracol apareça como um símbolo dos processos cíclicos ou periódicos da natureza, no caso, o processo em questão seria a extinção em massa, que já aconteceu várias vezes na história do planeta Terra, sendo que, em Hora de Aventura, a última teria sido provocada pelos humanos, com a Guerra dos Cogumelos. Por isso, talvez, ele tenha sido um dos personagens que foram possuídos pelo Lich - personificação do propósito da última bomba atômica da já citada guerra e que tem por objetivo único exterminar toda a vida -, pois os outros foram a Princesa Jujuba (que já se mostrou capaz de criar vida e produzir mortos-vivos, sendo que um lich é um tipo de morto-vivo, sem contar que uma criatura feita do DNA dela se tornou maligna) e Billy (um antigo herói que desistiu da vida de heroísmo, essa desistência sendo uma morte simbólica) [1].
     Todos os outros simbolismos, relacionados com a espiral, são o da água e o da extensão-continuidade-evolução. O primeiro existe porque muito da civilização humana pré-guerra encontra-se no fundo dos oceanos ou à deriva, como é mostrado em vários episódios. Inclusive, Finn (por muito tempo tratado como o único humano existente) possui um pânico em relação ao oceano (episódio "Oceano de Medo") e, numa de suas interações, trata o Caracol como sendo um caramujo, que é um animal aquático, enquanto os caracóis são terrestres.
     O segundo simbolismo relacionado à espiral, por sua vez, diz respeito ao fato de a vida ter continuado na Terra e se estendido de uma forma que até mesmo montanhas se tornaram seres viventes, por exemplo, fora as evoluções de outras formas de vida que surgiram em decorrência da radiação, como parece ser o caso dos hyoomanos (gente peixe) e das criaturas de gosma.
     Por fim, mas não menos importante, outro significado [2] possível e plausível (bem como "compatível com o significado já visto") para o Caracol se relaciona com um tema recorrente em Hora de Aventura: os relacionamentos amorosos (vide a obsessão do Rei Gelado por se casar com uma princesa, a paixão de Finn pela Princesa Jujuba e os seus relacionamentos, a relação de Jake e Lady Íris, a procura por um pretendente para a Princesa Jujuba, etc.), os quais são essenciais (para as criaturas sexuadas, ao menos) para a continuidade da vida e a evolução.
     Essa significação se dá por meio de outra personagem, a lesma Snorlock, apenas porque, durante o episódio "Amor Lento", ela pensa ser um caracol e faz a casa da árvore de concha para arranjar uma namorada com a ajuda de Jake e Finn. Portanto, Snorlock em sua busca por uma namorada enquanto um "caracol" faz com que o Caracol empreste à série o significado da (necessidade de uma) busca por um relacionamento [3].







Notas

[1] Tem também o Jake do universo Farmworld, mas, como se trata de outra realidade, preferi não falar sobre.

[2] Existe também a questão das cores do Caracol, mas como ainda não encontrei uma fonte confiável sobre o simbolismo do marrom (entenda-se: não sei onde salvei o livro de simbologia em PDF que contém esse dado e não lembro como o arquivo está nomeado), isso fica para outra hora.

[3] Pois quase que não dá para dar continuidade à vida e ao processo evolutivo sem um relacionamento, ou, ao menos, sem um parceiro sexual (ou um mero doador de material genético). Note que Snorlock, enquanto está triste (na maior parte do tempo, ao menos) e




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela leitura e pelo comentário. Assine o blog, siga-o e mantenha-se informado sobre novos textos. Até.