sábado, 28 de fevereiro de 2015

Hairs and Heirs: Cabelos e herdeiros

     Os detalhes muitas vezes chamam muito mais a minha atenção do que outras coisas, mais evidentes, embora possa-se dizer que o detalhe aqui em questão, de certa forma, fez-se bem evidente para tornar possível o entendimento do desdobramento da telessérie em questão.

     A relação entre a cor do cabelo e a herança ficou bem visível em alguns momentos da primeira temporada de Game of Thrones, principalmente quando Eddard Stark folheia certo livro que contém a história de todas as casas de Westeros e fica evidente que certas características físicas, sobretudo o cabelo, são relacionadas com a certeza da paternidade, isso sendo importante para a trama porque a legitimidade de Joffrey Baratheon passa a ser questionada, uma vez que ele, sendo um Baratheon, não poderia ter os cabelos louros - apesar de sua mãe ser loura.
     Deve-se lembrar que a estória encontra-se situada num mundo medieval em que existe magia e seres fantásticos, de modo que não precisa haver alguma lógica própria do nosso mundo para explicar as coisas. Entretanto:

1) Essa questão de a criança ser a cara do pai também se encontra presente no nosso mundo e também ignora os estudos sobre a genética, em parte, pois ignora a possibilidade de a cria puxar alguns dos seus traços de qualquer membro antepassado dos pais;


2) A linha de raciocínio que leva Eddard Stark a cogitar que Joffrey não é um Baratheon não é totalmente desprovida de fundamentos da genética, pois o gene responsável pela coloração escura dos cabelos é dominante em relação ao gene responsável pela coloração loira, de modo que, para uma criança nascer com os cabelos loiros, seria necessário que a carga genética do seu pai e da sua mãe tivessem um gene responsável pelo cabelo loiro.


     Mas o que é mais curioso nisso tudo é que duas palavras da língua inglesa são utilizadas em um trocadilho (talvez não proposital) feito de tal forma que dá a atender que de fato há uma base cultural no nosso mundo para o pensamento de que "o cabelo indica a paternidade e, portanto, a herança". As duas palavras em questão são: hair (cabelo) e heir (herdeiro, sucessor), cuja pronúncia e escrita se assemelham, mas será que haveria alguma relação entre ambas?

     Bem, hair vem do Inglês Antigo hær, com o mesmo significado e tendo se originado do Proto-Germânico *khæran, palavra que originou outras em outras línguas germânicas, no caso, har (Saxônico Antigo, Nórdico Antigo e Alto Alemão Antigo), her (Frísio Antigo) e haar (holandês e alemão). Essa palavra proto-germânica talvez tenha se originado do proto-indo-europeu *ghers (destacar-se, cerda, subir a um ponto), que gerou o lituano serys (cerda).
     Quanto a heir, é palavra oriunda do Anglo-Francês heir, a qual veio do Francês Antigo oir, com mesmo significado e descendente do latim heredem (cujo nominativo é heres), significando "herdeiro ou herdeira".
     Portanto, não, não há uma relação direta, etimologicamente falando, entre tais palavras, mas há sim uma conexão em termos biológicos, o que concede ao telesseriado Game of Thrones (mais) uma pincelada realística em meio ao fantástico. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela leitura e pelo comentário. Assine o blog, siga-o e mantenha-se informado sobre novos textos. Até.